COMUNICAÇÃO

Atuação da Defensoria Pública no Júri e Corregedoria são apresentadas aos novos defensores públicos

19/07/2017 8:53 | Por Daniel Gramacho DRT/BA 3686 Texto e foto

A turma do curso de formação participou ativamente das discussões sobre atuação da instituição no Júri

 

 

Apaixonantes para alguns, mas nem tanto para a maioria dos profissionais da área jurídica, a atuação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA no Tribunal do Júri foi a primeira área de atuação apresentada nesta terça-feira, 18, aos novos(as) defensores(as) públicos(as), no curso de formação realizado na Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep.

 

O defensor público Gustavo Soares e a defensora pública Tâmara Cibele Nascimento de Castro que atuam no Júri, explicaram como tem sido o trabalho desenvolvido pela instituição nesta área. Gustavo Soares deu algumas dicas para a turma, bem como desmistificou alguns aspectos inerentes a escolha dos jurados, a importância de passar verdade aos jurados, pois são eles que decidirão de fato sobre o destino da pessoa em julgamento.

 

“A maioria das pessoas pensam que nós estamos do lado da impunidade, que matar é certo, que roubar é certo, que traficar é certo, não somos a favor disso, nós vivemos na mesma sociedade violenta que todo mundo vive. O que as pessoas não conseguem entender, é que a pessoa por “n” fatores acaba cometendo crimes, e nós temos que estar lá para que elas sejam julgadas sem excesso”, considerou Gustavo Soares.

 

Tâmara Cibele achou a participação no curso bastante interessante. “A turma é bastante interessada, e para mim foi uma experiência incrível, porque só tenho um ano e meio no Júri e estar falando disso juntamente com um colega mais experiente, foi muito proveitoso”, disse a defensora pública.

 

Sobre o curso de formação Tamires Ariel Lima Cardoso disse que “desde o lançamento do edital a Defensoria Pública da Bahia demonstrou ser diferente, e eu senti muito o cuidado vocês com a nossa formação”.

 

No turno da tarde a Corregedoria-Geral esteve presente no curso de formação com a presença da corregedora-geral, Maria Célia Padilha; a corregedora adjunta Larissa Guanaes e os corregedores auxiliares Camila Canário e Claudio Piansky. Na oportunidade foi apresentada à turma, as formas de atuação do órgão correcional da instituição.