COMUNICAÇÃO

Atuação da DPE na formação de cidadãos é destacada por Rui Costa na posse de secretário

06/06/2016 23:36 | Por Dilson Ventura - estagiário (texto e foto)

Ao defensor-geral o governador pediu para que a DPE prossiga com o trabalho que vem desenvolvendo

A importância da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para a formação de cidadãos, através da educação, foi destacada pelo governador Rui Costa durante a cerimônia de posse do senador licenciado, Walter Pinheiro, como secretário de Educação da Bahia, nesta segunda-feira, 6. "Nossa missão é falar de valores! Contagiar as famílias com a educação. O que transforma a vida de pessoas é a educação. Peço ao defensor-geral, Clériston, que envolva ainda mais a Defensoria na educação nessa nova etapa na gestão do Walter Pinheiro", disse o governador.

Rui Costa aproveitou a presença de Clériston Macêdo na posse do secretário de Educação e ressaltou o trabalho que a Defensoria vem promovendo no Pacto Pela Vida, contribuindo para retirar jovens da criminalidade e promovendo a transformação através da Educação. O governador destacou, ainda, que tem se encontrado diversas vezes com o defensor-geral para discutirem parcerias. Entre essas está a Defensoria Cidadã Itinerante, desenvolvida nas comunidades onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança, levando orientação e assistência jurídica à população vulnerável.

Para o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, é importante sempre estreitar relações transversais e ver de que forma a Defensoria pode fazer um trabalho junto com a Secretária de Educação. "A educação é a base de uma sociedade melhor. Vim aqui (cerimônia de posse) para saber as propostas para educação do novo secretário, Walter Pinheiro", afirmou.

O subdefensor público geral do Estado, Rafson Saraiva Ximenes, também participou da solenidade de posse de Walter Pinheiro como secretário de Educação, realizada na Governadoria com a presença de parlamentares, secretários de Estado e outras autoridades.

EDUCAÇÃO EM DIREITOS

Como parte da sua função, prevista na Lei Orgânica (LC 26/2006), a Defensoria Pública do Estado da Bahia tem promovido a difusão e a conscientização dos Direitos Humanos e da cidadania, através de palestras nas escolas e de cursos como o de Defensoras Populares, do qual participam 42 mulheres que serão multiplicadoras juntos às suas comunidades. "Quando as pessoas têm consciência dos seus direitos, exercem a cidadania de forma muito mais plena", avalia a subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, defensora pública Eva Rodrigues.

A DPE/BA também vem promovendo a Educação de Direitos nas Escolas. Este trabalho tem sido intensificado nos bairros onde estão instaladas Bases Comunitárias de Segurança e que recebem a equipe de defensores e servidores no programa Defensoria Cidadã Itinerante. Uma semana antes de iniciar as atividades em um bairro, um defensor público vai até as escolas da comunidade onde, além de falar sobre a atuação da Defensoria, orienta sobre os direitos em geral. Na semana passada, foi a vez dos estudantes do Bairro da Paz participarem de palestra com a defensora pública Bianca Ribeiro Sampaio.