COMUNICAÇÃO
Atuação em defesa dos idosos é tema da semana do curso de formação dos novos defensores
Além de palestras a Esdep programou visitas técnicas a instituições de acolhimento de idosos e atendimento na Casa de Acesso I
A atuação individual e coletiva da Defensoria Pública do Estado – DPE/BA na defesa do idoso foi o tema central na manhã desta segunda, 31, em mais um dia de atividade do Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público, que se realiza Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – Esdep.
A subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa, Laise Carvalho Leite, apresentou as atribuições, ações, atividades que já foram realizadas, as que estão em andamento, os projetos e especificidades relacionadas à área, assim como exemplificou os casos práticos recorrentes na atuação da Especializada. “Mesmo em lugares onde não tenha defensor na área dos direitos dos idosos, como no interior, o conhecimento é relevante para as demandas que surgem, como violência física, psicológica ou moral, negligência, abandono, dependência financeira e afetiva entre outros”, destaca a defensora pública.
Para o defensor público Hélio Magalhães Pessoa, conhecer as particularidades da área é fundamental para a boa atuação do defensor. “O assunto foi abordado de forma clara e objetiva, mostrando as principais demandas referentes a pessoa idosa, nos colocando a par da realidade, para que a gente possa conhecer as peculiaridades de cada caso, e com certeza as atividades que teremos durante a semana vai complementar o conhecimento que obtivemos hoje”, salienta o novo defensor.
As atividades prosseguirão durante a semana, com visitas técnicas às instituições de acolhimento de idosos: Casa de Saramaia, Abrigo do Salvador, Hotel para Terceira Idade e Sociedade Lar Irmã Lurdes, além de atendimento na Casa de Acesso a Justiça I – CAJ I, no Jardim Baiano, local onde funciona a Subcoordenação Especializada do Idoso. O Curso de Preparação à Carreira de Defensor Público, entra na sua 5ª semana de aulas teóricas e atividades práticas que prepara os(as) novos(as) defensores(as) públicos(as) para atuação no interior do Estado.