COMUNICAÇÃO
Audiência debate necessidade da prevenção de acidentes de consumo
A atividade foi promovida em decorrência do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado dia 15 de março
A necessidade de prevenção dos acidentes de consumo foi a tônica da audiência pública que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta quinta-feira, 15, no auditório do Edifício Bahia Center, em Salvador. A atividade foi promovida em decorrência do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado dia 15 de março.
“Temos que trabalhar a prevenção dos acidentes de consumo. Para tanto, as Especializadas Cível e da Infância e Juventude da Defensoria desenvolverão ações que irão chamar atenção da sociedade para prevenção de acidentes de consumo envolvendo criança”, explicou o subcoordenador da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Gil Braga.
Na opinião da presidente da Comissão Especial Temporária dos Direitos do Consumidor, Rogéria Santos, é necessária que haja uma conscientização do consumidor. Ela salientou que, muitas vezes, na pressa pelo menor preço, o cidadão adquire um produto pirata e coloca a saúde dos envolvidos em risco.
“Estamos tomando atitudes somente reativas relacionadas aos acidentes de consumo e é preciso investir na prevenção”, frisou o tenente-coronel Júlio Nascimento, representante do Corpo de Bombeiros. Coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde, Gustavo Mercês afirmou que os acidentes de consumo são fenômenos sociais presentes no cotidiano das pessoas. “O nosso trabalho é enfrentar a comercialização de produtos e serviços inseguros, que têm um alto potencial para gerar um acidente e lesão ao consumidor”, acrescentou Mercês.
Também participaram do evento o coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Amarílio Lopo; o diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Randerson Leal; e a subcoordenadora de Fiscalização de Atividade e Publicidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Ana Kelle de Almeida.