COMUNICAÇÃO
Audiência destacou o trabalho da Defensoria Pública em Conquista
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, nesta segunda-feira (14), no plenário Vereadora Carmem Lúcia, audiência pública para debater a importância da Defensoria Pública como instrumento de transformação social no município Conquista. A audiência foi requerida pelo vereador Álvaro Pithon (DEM).
O parlamentar ressaltou que o encontro teve o objetivo de levar ao conhecimento das pessoas carentes do município a importância do serviço prestado pela Defensoria. "Muitas pessoas hoje não tem condições de pagar um advogado. É aí que entra a Defensoria Pública, um serviço gratuito à disposição da comunidade nas mais diversas áreas do direito, como direito do consumidor, cível, família, crime, entre outros", afirmou Pithon.
A defensora pública geral do estado, Tereza Cristina Ferreira, ressaltou que a Defensoria Pública vem buscando estar mais próxima da população e destacou o trabalho dos profissionais que atuam em Vitória da Conquista, "que vem procurando oferecer à comunidade a certeza que a instituição tem um papel comprometido com a defesa da dignidade humana", pontuou.
Reconhecimento - A coordenadora das Defensorias Públicas Regionais, Firmiane Venâncio, agradeceu a Câmara de Vereadores pelo espaço concedido à Defensoria Pública Regional de Conquista e também pelo reconhecimento do trabalho prestado pela Defensoria, "uma instituição essencial à defesa do cidadão á justiça".
A ouvidora geral da Defensoria Pública, Anhamona de Brito, disse que é muito importante que a sociedade conquistense inicie uma relação muito mais amadurecida com as representações da Defensoria Pública do estado da Bahia que atuam na região Sudoeste, através do trabalho desempenhado pelos defensores da 2ª Defensoria Pública Regional de Vitória da Conquista. Para a ouvidora, a audiência veio justamente promover essa aproximação.
O defensor público Marcos Antonio Pithon reafirmou o compromisso da Defensoria Pública "que tem exercido uma função essencial e imprescindível na vida das pessoas que precisam de uma prestação jurisdicional e não dispõe de condições de assumir os gastos com sua defesa".
A subcoordenadora da 2ª Defensoria Pública Regional, Josefina Marques, disse que o encontro foi de fundamental importância para a Defensoria, que teve a oportunidade de mostrar como é desenvolvido o seu trabalho e também prestar contas à sociedade sobre as ações voltadas às pessoas mais carentes da cidade.
Também participaram da audiência os vereadores, Alexandre Pereira (PT), Joel Fernandes (PTN), Beto Gonçalves (PV), Hermínio Oliveira (PDT) e Arlindo Rebouças (PMN).