COMUNICAÇÃO
Audiência pública discute a mobilidade das pessoas idosas em Lauro de Freitas
O evento aconteceu na Câmara Municipal
Acolher demandas, debater e encaminhar propostas aos poderes públicos. Esses foram os objetivos da audiência pública “Mobilidade Urbana e Direitos da Pessoa Idosa” que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de Lauro de Freitas.
“Costumo ressaltar que quando se fala em direito da pessoa idosa geralmente pensam que o público-alvo será somente idoso. Não! O público-alvo é toda a sociedade porque devemos trabalhar com a intergeracionalidade. Cuidar do idoso independe da idade. Conhecer os direitos da pessoa idosa independe da idade. A pessoa idosa é um ser humano com todos os seus direitos assegurados”, disse a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Leite.
A representante do Grupo de Mulheres Idosas de Lauro de Freitas, Miriam Sousa, relatou algumas dificuldades em relação à mobilidade no município: “É de fundamental importância discutir essa temática. Ainda enfrentamos diversas dificuldades, como o deslocamento de Portão para Itapuã porque temos que pegar dois transportes e a estação Aeroporto é a única que não tem escada rolante próximo da passarela”.
Na ocasião, foi distribuída a cartilha Sempre é tempo de aprender elaborada pela DPE/BA. Na publicação constam dicas para melhoria da qualidade de vida, direitos da pessoa idosa, informações sobre a Defensoria Pública e esclarecimentos acerca do tema. Compareceram a audiência pública autoridades, sociedade civil e representantes de entidades voltadas para a pessoa idosa.