COMUNICAÇÃO

Audiência Pública discute impacto do óleo na saúde de trabalhadores e voluntários

28/11/2019 14:41 | Por Rafael Flores - DRT/BA 5159

Dificuldade na comercialização dos produtos de pescadores e marisqueiros também foi levantada na ocasião

Atenta às discussões sobre os impactos do vazamento de óleo no litoral baiano, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA segue compondo espaços de debate sobre o tema. Para discutir as consequências do desastre ambiental na saúde de pescadores, marisqueiros e voluntários, foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – Alba.

“O tema principal versou sobre os impactos na saúde do contato com o óleo, mas não houve como fugir de outros assuntos relacionados ao tema , principalmente sobre o impacto socioeconômico”, explica a coordenadora da Especializada de Direitos Humanos Lívia Almeida, representante da DPE/BA na ocasião junto ao defensor público Fábio Aguiar.

Lívia diz ainda que os pescadores e marisqueiros cujas comunidades foram impactadas pelo óleo, ainda que indiretamente, estão sofrendo graves dificuldades para comercializar seus produtos e consequentemente sem fonte de renda. “A DPE, juntamente com outros órgãos do sistema de justiça, integra um grupo institucional que está atuando para a solução dessa tragédia”, completa.

Proponente da audiência, a deputada estadual Fabíola Mansur aponta que é preciso implementar um conjunto de medidas estratégicas para atuar em prol destes trabalhadores. “Mas também precisamos de informações a respeito do potencial de contaminação para orientar a população sobre o consumo de pescados. Precisamos garantir a segurança alimentar daqueles e daquelas que vivem e trabalham no mar. E discutir sobre a maneira adequada sobre o descarte dos resíduos do material retirado das praias”, finaliza.