COMUNICAÇÃO

Audiência pública discute problemas de seca na região de Irecê

02/04/2012 22:03 | Por

Falta de água e a seca na região de Irecê (480km de Salvador). Esses foram os temas da audiência pública que o defensor Vinícius Accioly presidiu no último domingo (29), no salão da Loja Maçônica Luz, Trabalho e Fraternidade, no mesmo município. De acordo com dados metereológico, a escassez de água na região é a maior da história.

Segundo Accioly, o abastecimento de água da cidade foi racionado desde o final de 2011. A barragem de Mirorós, que faz o fornecimento para a região, encontra-se com menos de 20% da capacidade de armazenamento. Ainda de acordo com o defensor, os palestrantes afirmam que caso a irrigação, atividade praticada pelos trabalhadores rurais da região, não seja suspensa, a água da barragem acabaria. A Embasa decidiu suspender totalmente a irrigação ao redor de Mirorós, o que vem sendo alvo de protestos. Conforme relata Aciolly, uma parceria entre os poderes públicos e a Embasa vai viabilizar uma obra de adução das águas do rio São Francisco com partida na cidade de Xique Xique, há cerca de 100km de Irecê. A previsão de término é o final de 2012.

Para o defensor as audiências públicas servem para a integração da população com problemas de interesse público. "No presente caso, a população de Irecê e região teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e ter informações fidedignas sobre a real situação da água na localidade, informações estas vindas de técnicos e autoridades diretamente ligadas ao caso", afirma.Também estiveram presente na audiência, autoridades locais como vereadores, representantes da Prefeitura Municipal, Embasa, além da sociedade civil e um juiz de direito.