COMUNICAÇÃO
Audiência Pública sobre tráfico de pessoas tem participação da Ouvidoria da Defensoria
A Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado da Bahia participou na tarde desta segunda-feira (08) da Audiência Pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas do Senado Federal, realizada no Centro Cultural da Cãmara de Vereadores de Salvador, presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM), tendo como relatora a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) .
O objetivo do encontro é relatar experiências de mulheres, crianças, transexuais e travestis, que são maiores focos de tráfico para trabalho escravo ou semelhante, fazer um mapeamento da situação do tráfico no país e formular políticas públicas e campanhas educativas para que sejam finalizados crimes como este.
De acordo com a Pesquisa Nacional sobre o Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes (Pestraf/2002) e de recente relatório do Ministério da Justiça, Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Bahia faz parte da rota do tráfico nacional e internacional de pessoas. No primeiro semestre do ano corrente já existe o registro de três novos casos com participação de onze pessoas. No passado foram registrados dez casos envolvendo cerca de quarenta pessoas.
Ainda segundo a Pestraf, Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro, Salvador, Petrolina e Ipiaú foram consideradas receptoras do tráfico interestadual de pessoas e Salvador como a principal ponto de envio para a Europa.