COMUNICAÇÃO
Bairro da Boca do Rio recebe Defensoria Cidadã Itinerante em mais um mutirão de serviços
Ação aconteceu em parceria com igreja da Comunidade Cristã Renovada
A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA realizou na manhã desta sexta-feira, 06, mais uma edição da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI no bairro da Boca do Rio, em Salvador, com orientação e acompanhamento jurídicos gratuitos. A ação aconteceu na sede da Igreja Comunidade Cristã Renovada – CCR, das 8h às 12h.
Consultas e entrada em processos, ações de alimentos, divórcio, guarda de filhos, investigação de paternidade, exames de DNA entre outros foram alguns dos serviços oferecidos nas diversas áreas de atuação da DPE/BA. A ação, mais uma vez contou com a parceria da Comunidade Cristã Renovada, que além de oferecer toda a estrutura para os trabalhos, agregou atendimentos médicos como psicológico, oftalmológico, dermatológico, nutricional e cortes de cabelo.
Segundo o defensor público Marcelo Rodrigues, o volume crescente dos atendimentos, reflete a necessidade da comunidade. “Nessa segunda vez aqui na Boca do Rio, a gente conseguiu atender aproximadamente 120 pessoas juntamente com os atendimentos médicos. É um número considerável para uma manhã de dia de semana. Com isso, e a gente constata efetivamente a necessidade do bairro e das localidades adjacente sobre a procura e a necessidade do serviço da Defensoria”, destacou o defensor atuante na área da Fazenda Pública da DPE/BA, que intermediou a parceria com a Comunidade Cristã Renovada.
Para o pastor Samuel Santos, dirigente da CCR, a presença da Defensoria Cidadã Itinerante favorece a realização do mutirão de serviços médicos. “Agregar o máximo de serviços em favor da comunidade é o nosso objetivo, quem vem procurar um serviço, é atendido em outro essencial também. Até agora, a quantidade de pessoas atendidas foi praticamente o dobro que a anterior”, destacou o pastor. Ele ressaltou a importância da ação para a comunidade: “É incrível o retorno que temos! Várias pessoas me abordam para agradecer, pois muitas das que vem procurar o serviço médico – que já é difícil no âmbito público, ficam sabendo da presença da Defensoria e resolvem também suas pendências jurídicas, nossa intenção é realizar essa ação sempre em conjunto com a Defensoria Pública”.
Com uma causa correndo na justiça há três anos, a aposentada Edna Leal, que procurou a Defensoria para consulta de processo, considera que a Defensoria Cidadã Itinerante é essencial para a comunidade. “É maravilhoso isso! Evita que a gente se desloque para lugares mais distantes, e no meu caso, que tenho problemas de saúde é fundamental, fui muito bem atendida, muito bem orientada, agora é esperar que essa questão se resolva definitivamente”, destacou a aposentada.
O bairro de Valéria será o local da próxima ação da Defensoria Cidadã Itinerante, que encerará suas atividades deste ano, entrando em recesso para planejamento de estratégias para um melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão baiano. Os atendimentos acontecerão no Centro Social Urbano de Valéria, na Rua José Ventura, 104, a partir das 8h.