COMUNICAÇÃO
Bairro do Uruguai recebe Defensoria Cidadã Itinerante pela segunda vez
30 atendimentos marcaram o primeiro dia de DCI desta temporada no bairro
“Eu não tenho como agradecer o que vocês estão fazendo aqui, o que posso dizer é que a partir de hoje, todos vocês estarão em minhas orações”, com os olhos marejados, seu José Augusto dos Santos, vigilante desempregado, agradeceu o atendimento recebido quando buscou orientação para o reconhecimento da paternidade dos filhos que cria sozinho. A história de seu José é um exemplo de muitas outras resolvidas pela Defensoria Pública da Bahia, através da Defensoria Cidadã Itinerante – DCI, projeto que oferece assistência jurídica à população nos bairros com alto índice de vulnerabilidade nas áreas de Família, Direitos Humanos, Infância e Juventude, Crime, Cível, Pessoa Idosa, Consumidor e Curadoria.
Sete defensores públicos e doze servidores estiveram à disposição durante toda a manhã desta sexta-feira, 04, na Base Comunitária de Segurança do bairro, para recepcionar, cadastrar, encaminhar e orientar às mais diversas demandas. “Foram oito anos nesse sofrimento, tentando regularizar essa situação e somente no dia de hoje, graças a Defensoria Pública está tudo sendo resolvido. Finalmente estou saindo daqui com o encaminhamento para o reconhecimento de paternidade para fazer o registro de meus filhos”, disse o vigilante José Augusto, que havia perdido seus documentos e não pôde registrar seus dois filhos quando nasceram.
A subcoordenadora da Especializadas da Família, Donila Fonseca, destacou a importância da presença da Defensoria na comunidade. “A instituição fica cada vez mais próxima dos problemas específicos da região, isso nos prepara para disponibilizar um atendimento mais eficiente. Temos o cuidado de montar a nossa equipe de defensores para a DCI, tanto no atendimento inicial quando no acompanhamento processual, para orientar da melhor forma possível os assistidos”, pontuou a subcoordenadora.
Defensoria Cidadã Itinerante – DCI estará atuando no bairro do Uruguai, nas duas próximas sextas-feiras, 11 e 18 de agosto de 2017, das 8h às 12h, na Base Comunitária de Segurança do Uruguai, localizada na Rua Luiz Regis Pacheco, fim de linha. Tradicionalmente na última sexta-feira a programação conta com uma palestra e o Varal Solidário, ação que disponibiliza peças de roupas, sapatos, bolsas, acessórios que são doados aos moradores da comunidade.