COMUNICAÇÃO
BARREIRAS – Assistidos da DPE/BA recebem palestra em alusão ao dia da Consciência Negra enquanto aguardam atendimento
Palestra foi ministrada enquanto os assistidos da Regional aguardavam atendimento
Sabe aqueles minutos ou horas em que passamos aguardando um atendimento? Foi nesse tempo de espera dos seus assistidos, que a Defensoria Pública do Estado da Bahia, na Regional de Barreiras, aproveitou para promover mais um diálogo em virtude da Consciência Negra.
Enquanto aguardavam triagem para os diversos serviços prestados pela Defensoria, os assistidos tiveram a presença da convidada Larissa Santana, representante do grupo Negritude Bahia, que dialogou sobre a porcentagem de empregados negros no Brasil. “Os altos cargos são ocupados predominantemente por brancos, apesar de a população negra ser muito maior, sobretudo em locais sem saneamento básico, com a saúde precária e ausência de escolas públicas para deixarem os seus filhos”, enfatizou a palestrante.
Larissa Santana, que também é assistida da DPE/BA, explanou ainda sobre condenações criminais e como isso implica na discriminação dos negros que sofrem preconceitos e injúrias constantemente, ainda que de forma velada.
Para a Defensora Pública Lais Daniela Nunes, que atua em Barreiras, é de suma importância debater sobre o racismo não só no dia da consciência negra, mas em todos os dias. “Apesar de ter se passado muitos anos desde o fim da escravidão, vários resquícios estão presentes na nossa sociedade, como o fato do negro ser a grande maioria da população carcerária, encontrarem-se mais nas favelas e locais sem saneamento básico e esquecidos pela prefeitura, ganharem menos que as pessoas brancas e estando pouco presentes em cargos de chefia. É sempre importante debater sobre essa questão aqui na cidade e em todas outras”, informou a defensora.