COMUNICAÇÃO
Barreiras – Defensoria participa do lançamento da Ronda Maria da Penha no município
Evento aconteceu nesta segunda-feira, 5
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou em Barreiras do lançamento da Ronda Maria da Penha promovido pela Polícia Militar do Estado da Bahia. O funcionamento da Ronda e o objetivo foram explicados durante o evento que contou com a participação de instituições que combatem a violência contra a mulher nesta segunda-feira, 5.
Para a defensora pública Valéria Teixeira, que atua na comarca de Barreiras, a implantação da Ronda ampliará a rede de proteção à mulher, reforçando os serviços prestados pela Defensoria: “A Ronda vai facilitar e desburocratizar o encaminhamento dos casos que necessitam de um acompanhamento mais próximo da Polícia Militar”.
Ainda segundo Valéria Teixeira, a interiorização da Ronda Maria da Penha no município é resultado do esforço conjunto das instituições e concretiza uma das prioridades do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres que é ampliar e aperfeiçoar a Rede de Prevenção e Atendimento às mulheres em situação de violência. “Em Barreiras, a Defensoria Pública presta atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, promovendo ações para cada caso. O combate a violência contra a mulher não pode ficar concentrado na capital, sobretudo porque, os índices dessa violência são bastante elevados no interior do estado”, destacou ela.
A Operação Ronda Maria da Penha, criada em março de 2015, realiza o acompanhamento de mulheres vítimas de violência sob medida protetiva instaurada. Só em 2016, 629 mulheres eram protegidas na Bahia.