COMUNICAÇÃO
BARREIRAS: Defensoria Pública participa de seminário sobre dependentes químicos
O evento foi intitulado de Interações de Dependentes de Álcool e Outras Drogas
Falar sobre dependência química é sempre um tema muito emblemático, que acomete uma população cada vez maior e gera transtornos absurdos na vida das vítimas e familiares. Pensando nisto, a Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA fez-se presente no seminário Interações de Dependentes de Álcool e Outras Drogas, na Câmara de Vereadores de Barreiras.
Ressaltando a Defensoria Pública como uma instituição que tem, por excelência, o escopo de acolher as demandas dos mais variados segmentos da população, o defensor público que atua em Barreiras, João Tibau, compôs a mesa de debates e ressaltou que o diálogo entre a Defensoria e a Rede de Apoio Psicossocial do Município de Barreiras é de suma relevância: “enquanto defensor público, é importante manter o olhar atento para os mais variados tipos de vulnerabilidades aos quais os cidadãos estão sujeitos; seja por consequência de desigualdades sociais, por força de abusos do Poder Público, ou mesmo por condição pessoal de cada pessoa – a chamada vulnerabilidade per se, que acomete, por exemplo, os dependentes de substâncias psicotrópicas”.
O defensor público João Tibau ainda comentou que chegou o momento de pensar estratégias de superar a vulnerabilidade em que as vítimas destas substâncias se encontram e nisto, o debate com a sociedade e com outros agentes faz-se relevantíssimo, inclusive, para que se busque alternativas extrajudiciais, notadamente mais eficazes.
O evento foi organizado pela Casa de Reintegração Social Nova Vida e contou com grande adesão da sociedade civil, bem como com a presença de autoridades municipais relacionadas à Rede de Apoio da Municipalidade, ressaltando e promovendo o diálogo intersetorial, em busca da proteção e garantia dos direitos das pessoas acometidas de dependência química. O seminário ocorreu na sexta-feira, 06.
A unidade da Defensoria Pública do Estado da Bahia em Barreiras, Oeste do Estado, é vinculada à 3ª Regional – Ilheus, e está localizada na Rua 21 de Setembro, 197, bairro Renato Gonçalves.