COMUNICAÇÃO
Barreiras – Defensoria Pública presta assistência a crianças e adolescentes de abrigos
As audiências ocorrerão em todos os abrigos do município até que se regularizem as demandas
Ser acolhida e ter uma família. Era isso o que a jovem J.S, de 15 anos, desejava, depois da vivência mais de 8 anos no Lar esperança, instituição em Barreiras que abriga crianças e adolescentes em situação de risco. A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, nessa terça-feira 23, obteve a concessão de guarda provisória da adolescente a uma família que pretende adotá-la em uma das várias audiências realizadas na instituição.
As audiências analisaram as situações de todas as crianças e adolescentes abrigadas e giraram, principalmente, em torno de demandas de análise sobre possibilidade de reintegração da criança na família biológica e colocação em família substituta. A intenção, segundo a defensora pública Flávia Teles, é que as audiências sejam realizadas em todos os abrigos de Barreiras, de forma a dar solução aos casos de todas as crianças e adolescentes inseridos nestas instituições. “Essa iniciativa é extremamente importante para que as demandas envolvendo os menores na cidade de Barreiras efetivamente respeitem a celeridade prevista no ECA, o que não estava ocorrendo nessa Comarca em razão da audiência de juiz titular”, afirma a defensora.
A família que possui a guarda provisória de J.S, agora deve esperar a análise do mérito da ação de guarda, marcada para o final de agosto. Após isso, a família, representada por R.M, pretende ingressar com a ação de adoção.