COMUNICAÇÃO

BARREIRAS: Defensoria reforça importância da saúde mental

05/02/2020 14:17 | Por Leilane Teixeira - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Evento ocorreu em decorrência do mês de 'janeiro branco'

Apesar de ainda ser pouco falado, janeiro, o primeiro mês do ano, é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental. E como forma fazer alusão ao mês e reforçar a importância de estar em dia com o nosso cérebro, a Defensoria Pública do Estado da Bahia –DPE/BA em parceria com a Coordenação de Saúde Mental da cidade de Barreiras, promoveu na última sexta-feira, 31, o evento Janeiro Branco – Música na Praça.

De acordo com a defensora pública Laís Daniela Sambuc, coordenadora da 8ª Regional – Barreiras, de forma descontraída o evento chamou atenção para a importância dos cuidados da saúde mental e de procurar, preventivamente, a ajuda de psicólogos e psiquiatras, uma vez que a vida saudável depende da saúde mental e muitos ainda possuem grandes tabus em relação à procura de um profissional.

“A atividade foi muito rica, pois conseguimos atingir o objetivo de alertar o público que transitava pela praça onde ocorreu o evento. Pessoas de diferentes públicos pararam para ouvir as palestras realizadas e refletiram sobre suas vidas”, informou a defensora.

Além das palestras sobre saúde mental, o evento contou também com apresentação da defensora pública Nathália Castelucchi, que explicou como a defensoria atua em casos como esse. O evento seguiu com a apresentação de músicos locais e finalizou com uma aula de zumba envolvendo todos os presentes.

Também participaram da atividade a defensora pública Renata Gomes e servidores da instituição.

Janeiro Branco

É uma campanha criada e promovida em 2014 por psicólogos de Minas Gerais que se estendeu por todo país, com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, de cada 100 pessoas, 30 sofrem ou venham a sofrer de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.