COMUNICAÇÃO
Barreiras – Grupo é constituído para cobrar políticas públicas para usuários de álcool e drogas
Demanda foi apresentada pela comunidade à Defensoria Pública durante conferência do Orçamento Participativo
Um grupo de trabalho para cobrar a implementação de políticas públicas para os usuários de álcool e outras drogas em Barreiras foi constituído pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. A iniciativa atende demanda apontada pela comunidade durante a Conferência Pública para o Orçamento Participativo, realizada pela DPE/BA em março de 2016 na comarca. O grupo já deliberou a realização de uma audiência pública, a fim de ampliar a participação social e o debate sobre o assunto, bem como embasar a adoção de eventual ação judicial.
De acordo com a defensora pública Valéria Teixeira, na Conferência Pública a sociedade civil apontou a ausência do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas – CAPS AD na cidade de Barreiras, de outros equipamentos de saúde e de assistência social que permitam abordar o problema da dependência de substância psicoativa sob uma perspectiva de saúde pública e de uma política de redução de danos. Na ocasião, foi deliberado pelas pessoas presentes a constituição de um grupo de trabalho para tratar da questão.
O grupo de trabalho é composto pelas defensoras públicas Valéria Teixeira, Silvana Sampaio e Flávia Teles, que atuam na comarca de Barreiras, por professores, assistentes sociais e psicólogos, dentre outros atores sociais, e tem o propósito de levantar dados para traçar um panorama das políticas públicas e serviços disponibilizados pelo município e pelo Estado para os usuários de álcool e outras drogas. "Além disso, busca traçar estratégias para cobrar a efetivação das políticas públicas para esta parcela da população", explica Valéria Teixeira.