COMUNICAÇÃO

Benefícios previdenciários e assistenciais são destaques na Sala de Espera da CAJ I

14/03/2019 16:02 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Bate-papo foi realizado na manhã desta quinta-feira, 14, na Casa de Acesso à Justiça I, no Jardim Baiano.

O que você faz enquanto espera um atendimento? Na Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA este tempo de espera é marcado pela oportunidade de aprender mais sobre um assunto: é o projeto “Sala de Espera”, que promove bate-papos e envolve os assistidos enquanto eles aguardam o atendimento. Na edição do projeto, realizada nesta quinta-feira, 14, na Casa de Acesso à Justiça – CAJ I, os benefícios previdenciários e assistenciais estiveram em destaque e os assistidos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e consultar o tempo de contribuição.

No início do bate-papo, o coordenador do Programa de Educação Previdenciária do Instituto Nacional de Seguro Social – PEP/INSS, Jean Vinícius Abreu, explicou o objetivo do Programa, os tipos de benefícios, os critérios para obtenção da aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, o período de carência, prova de vida e muito mais. “Nosso objetivo, com este programa, é aproximar a Previdência da sociedade através dos mais diversos espaços e facilitar a vida de quem precisa de informações, fazendo com que essas pessoas não precisem ir até às agencias do INSS para tirar as dúvidas. Essa aproximação é feita por meio de parceiros, como a Defensoria Pública”, explicou o coordenador do PEP, Jean Abreu.

Enquanto o filho aguardava atendimento, o técnico em eletrônica Sandro Lopes, 48 anos, aproveitou para consultar seu tempo de contribuição e obter uma senha de acesso à central de serviços digitais Meu INSS. “É uma ótima iniciativa trazer a informação para perto de nós. Descobri que tinha, no total, 15 anos e 8 meses de contribuição, e também fiquei sabendo que podia consultar tudo, de casa e sem precisar ir à agência, com esta senha que fiz hoje para acessar o Meu INSS”, contou o técnico em eletrônica.

Já o marinheiro aposentado José Carlos Magalhães, 68 anos, também aproveitou o bate-papo promovido pela “Sala de Espera” e foi orientado a pedir a revisão do seu benefício. “Ingressei na Marinha há mais de 46 anos e consegui a minha aposentadoria há cerca de três anos, mas acho que o valor que está sendo pago está abaixo do que deveria ser. O que faço?”, indagou o marinheiro.

No próximo dia 27, a Sala de Espera contará novamente com a presença do INSS, para sanar as dúvidas dos usuários dos serviços defensoriais.