COMUNICAÇÃO

BOM JESUS DA LAPA – Defensoria incentiva paternidade responsável e realiza exames de DNA no plantão na Romaria

04/08/2019 22:11 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Plantão chega ao oitavo dia e segue até o dia 6 de agosto, com a Unidade Móvel na praça e itinerâncias pelas ruas

O plantão da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na Romaria de Bom Jesus da Lapa continua a todo vapor! Neste domingo, sob um sol de 33º, o oitavo dia do plantão registrou 45 atendimentos e teve como destaque a realização dos exames de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade, que fazem parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que terá a campanha 2019 lançada ainda esta semana.

Assim que soube que a Unidade Móvel da Defensoria estaria de plantão durante todo o período da Romaria, na praça principal da cidade, a professora Marineusa Oliveira, 37 anos, não mediu distância e chamou a suposta avó paterna – que mora em Pernambuco – e o suposto tio – que mora no Piauí – para fazerem o exame de DNA com o pequeno M., de 2 meses. “Viajei mais de 1.300 quilômetros para fazer este exame e viajaria para mais longe se fosse preciso. Olhar para ele é o mesmo que ver meu filho”, relatou a dona de casa Cícera Santos, 66 anos, que perdeu o filho há dois meses. “Já eu vim do Piauí, o ônibus quebrou duas vezes, mas nada ia me impedir de chegar aqui”, contou o suposto tio da criança.

E a Unidade Móvel continuará de plantão na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade, até o dia 6 de agosto, das 8 às 16h, oferecendo exames gratuitos de DNA e os demais serviços da Defensoria, como orientação jurídica e resolução dos mais diversos tipos de casos apresentados pelos moradores e visitantes que circulam pela cidade durante todo este período da Romaria.

Assim como o número de visitantes que chegam a Bom Jesus da Lapa cresce cada dia mais, o time da Defensoria também cresce: este oitavo dia contou com a atuação dos defensores públicos Ariana Sousa, Cláudia Conrado, Jéssica Oliveira, Maria Pilar de Almeida, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, Nathan Cruz e Rafael do Couto, e servidores de Bom Jesus da Lapa e Salvador.