COMUNICAÇÃO

BOM JESUS DA LAPA – Educação em direitos é destaque no 7º dia do plantão da Defensoria na Romaria 2019

03/08/2019 14:34 | Por Ingrid Carmo DRT/BA 2499

Defensores públicos e servidores realizaram itinerância pelas ruas e foram até o Santuário neste sábado, 3

Todos os caminhos de quem chega à cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, levam ao Santuário do Bom Jesus. E, neste sábado, 3, em mais um dia do plantão montado especialmente para a Romaria 2019, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA também pegou o caminho que leva ao Santuário para orientar moradores, visitantes, vendedores ambulantes e comerciantes sobre os seus direitos e distribuir materiais informativos, como panfletos e cartilhas educativas e institucionais. Neste sétimo dia do plantão, que segue até o dia 6 de agosto, a Instituição alcançou 183 pessoas.

Além dos atendimentos na Unidade Móvel, os defensores públicos e servidores saíram às ruas levando a orientação jurídica para mais perto dos cidadãos. “Cidadania é isso: todo mundo conhecer os seus direitos”, explicou a defensora pública Maria Pilar, enquanto distribuía as cartilhas.

“Esta nossa vinda às ruas permite o nosso contato mais de perto com a sociedade civil, que é o nosso público-alvo. São estas pessoas que vão trazer as demandas para nós e que fazem a razão de ser da Defensoria Pública”, destacou o defensor público Nathan Cruz.

Conhecer direitos e deveres

Entre o material distribuído, estava a mais recente cartilha lançada pela Defensoria – O que você precisa saber sobre abordagem policial – que foi entregue, também, aos policiais civis e militares que estavam de plantão nas Bases Móveis, instaladas na entrada do Santuário. “As pessoas precisam conhecer os seus direitos e deveres e é, com estas cartilhas, por exemplo, que a Defensoria reforça o seu papel na educação em direitos”, acrescentou o defensor.

Além dos defensores Maria Pilar de Almeida e Nathan Cruz, este sétimo dia do Plantão da Defensoria na Romaria 2019 contou com a atuação dos também defensores Ariana Sousa, Cláudia Conrado, Jéssica Oliveira e Rafael do Couto.

O plantão da Defensoria segue até o dia 6 de agosto com o atendimento na Unidade Móvel, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro, das 8 às 16h. Além do atendimento na UMA, como é mais conhecida, os defensores públicos também continuarão realizando itinerâncias pelas ruas e instituições da cidade.