COMUNICAÇÃO
BREJÕES/NOVA ITARANA – Defensoria lança edição 2018 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável na Unidade Móvel
Dos 300 atendimentos registrados durante a itinerância, muitos foram exames de DNA, que fazem parte da Ação Cidadã
O lançamento da nova edição da campanha da Ação Cidadã Sou Pai Responsável pelas unidades da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, na capital e interior do estado, não para! Nestas terça e quarta-feira, 14 e 15, a edição 2018 da campanha que incentiva o reconhecimento da paternidade chegou à Unidade Móvel de Atendimento da Instituição e foi lançada durante o atendimento aos moradores de Brejões e Nova Itarana, na região do Vale do Jiquiriçá.
Durante o lançamento, o que não faltou foi exame de DNA para fazer: dos 300 atendimentos registrados nos dois dias da visita, muitos foram exames de DNA. E um dos primeiros a chegar, o lavrador Ronaldo Luís Couto, 23 anos, aproveitou para tirar duas dúvidas de uma só vez. “Ser pai não é fazer o filho e virar as costas. É preciso assumir a responsabilidade e a minha será em dose dupla”, espera o lavrador, que fez os exames com os dois supostos filhos: a pequena L.T.S., de 10 meses, que ensaia as primeiras palavras e, inclusive, já falou ‘papá’, e o menino R.P., de 2 anos, que não saiu do colo do suposto pai nem durante o exame. “Ser pai é isso: dar afeto, carinho, atenção e estar sempre junto. Vou passar para eles o que meu pai sempre me ensinou e fez por mim”, contou o lavrador.
Enquanto o carinho do lavrador com os supostos filhos já existe, o motorista Caio Rian Costa, 20 anos, não sabia nem como era o pequeno P.H., de um mês. A primeira vez em que ele viu o suposto filho foi durante a coleta do material genético na Unidade Móvel da Defensoria. “Só o resultado do exame vai dizer se é meu filho ou não. Agora é esperar. Se for meu, vou ajudar no que eu puder”, garantiu.
Sabendo da importância e da responsabilidade que um pai tem na vida do filho, o pedreiro Célio Santos, 41 anos, diz que sabe do seu papel e está pronto para cumprir seus direitos e deveres como pai. “Já tenho um ‘tiquinho’ de pai dela, mas, para tirar a dúvida, é melhor fazer o exame. Esta é uma oportunidade que a Defensoria está dando a mim e a todos que precisam”, agradeceu o pedreiro.
“Neste lançamento da edição 2018 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, aqui, na Unidade Móvel, tivemos muitos exames de DNA, o que demonstra a importância da campanha. Mais do que colocar o nome na certidão de nascimento dos filhos, incentivamos que os homens exerçam, efetivamente, a função de pai”, ressaltou a defensora pública Júlia Abreu, que participou da itinerância com as defensoras públicas Fernanda Morais e Guiomar Fauaze Novaes e servidores de Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Salvador.
Orientação e incentivo
Desenvolvida pela Defensoria há 11 anos, a Ação Cidadã Sou Pai Responsável orienta e incentiva os pais a reconhecerem a paternidade dos seus filhos, seja de forma voluntária ou através de exames de DNA para investigação do vínculo genético. A ação é realizada o ano todo, mas, no mês de agosto, ela é intensificada devido ao Dia dos Pais e uma nova edição da campanha ganha as ruas e é veiculada em outdoors, busdoors, TVs, rádios e nas redes sociais.
Com o mote “Assuma a sua importância na vida do seu filho”, a campanha 2018 tem como padrinho o cantor Denny Denan, que estampa sua imagem e sua voz em todas as peças gráficas e audiovisuais da campanha.”Ninguém nasce sabendo. A gente vai aprendendo. Um dia eu resolvi começar a tocar, aí fui tentando, descobrindo, insistindo… Ser pai é assim também: a gente aprende vivendo, mas quando você abre mão deste aprendizado sobra o quê? Nada. Seu filho é sua marca no mundo, que multiplica sua história. Aprenda, ensina, não perca essa chance! Seja um pai responsável. Assuma a sua importância na vida do seu filho”, incentiva o cantor, no vídeo que faz parte da campanha e que foi veiculado na Unidade Móvel.
Próxima parada: Santo Antônio de Jesus
Depois de Brejões e Nova Itarana, agora a Unidade Móvel segue para Santo Antônio de Jesus e atenderá aos moradores no largo do bairro São Benedito, das 8 às 12h e das 13h30 às 16h.