COMUNICAÇÃO
Brinquedoteca é inaugurada na Defensoria de Feira de Santana
As crianças que acompanham suas mães vítimas de violência doméstica durante o atendimento na Defensoria Pública do Estado da Bahia, em Feira de Santana, ganharam um cantinho especial. Por iniciativa do defensor público Mauricio Moitinho, foi inaugurada nesta terça-feira, 01, uma brinquedoteca para tornar mais humano o atendimento prestado a essas mulheres assistidas pela DPE. O espaço fica na própria sala do defensor.
Visando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março, o espaço foi criado como forma de amenizar o sofrimento das mães, buscando, também, não traumatizar as crianças, entretendo-as com brinquedos, desenhos para colorir, massinhas de modelar, f revistas em quadrinhos e livros de histórias infantis. Isso faz com que os pequenos se distraíam durante o atendimento às suas mães.
"Muitas destas mulheres, que carregam tanto sofrimento, não têm com quem deixar os seus filhos, e acabam por trazê-los para o atendimento. Porém são encontros onde elas relatam muita dor, e elas acabam por reviver uma grande quantidade de emoções pesadas e difíceis. São casos de violência física, sexual, psicológica e econômica cometidos por seus maridos, companheiros, namorados ou parentes. Muitas vezes, a criança também foi vítima, tendo sofrido até abuso sexual", relatou Moitinho.
Ainda de acordo com o defensor público, as crianças se mostraram bem menos agitadas durante o atendimento, e se dedicaram a fazer desenhos para decorar a parede do cantinho delas na sala. Ainda chegarão mais livros infantis, revistas em quadrinho e um quadro de giz de cera para maior entretenimento das crianças.