COMUNICAÇÃO
Camaçari – Defensoria integra mutirão e identifica demandas na Vila de Abrantes
Além da limpeza e remoção do lixo na localidade, houve espaço para visitação ao Parque das Dunas
Dando as mãos às lavadeiras, ganhadeiras e ambientalistas, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, por meio do defensor João Tibau Campos esteve na Vila de Abrantes, em Camaçari, para um Mutirão Ecológico. Foi realizado limpeza e remoção do lixo no entorno da nascente do Buraquinho, que pertence à Área de Proteção Ambiental – APA de Joanes e Ipitanga.
Para o defensor, além da limpeza, a visita à fonte foi importante para compreender de perto o contexto da Vila de Abrantes e de sua comunidade. “As questões passam por proteção ambiental e vão até a defesa dos direitos de comunidades tradicionais, na medida em que há também quilombolas na região”, explica.
Na ocasião, houve espaço ainda para passar pelo Parque das Dunas, cuja preservação encontra-se aparentemente ameaçada por empreendimentos imobiliários, tendo sido possível um contato próximo com muitos dos envolvidos na luta pelos direitos dos cidadãos de Abrantes, notadamente da população tradicional.
João Tibau pontua ainda a intenção de se aproximar ainda mais dos cidadãos da região para projetar ações. “Ficou evidente a necessidade de debater de perto com os cidadãos, para que se identifique as pautas prioritárias de modo que consigamos estipular estratégias de atuação efetiva”, disse.
O evento, que aconteceu no sábado, 26 de outubro, contou também com a participação de membros da APA Joanes Ipitanga, da Comissão de Direitos Humanos da ALBA e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA).