COMUNICAÇÃO

Campanha Árvore da Solidariedade é lançada nesta terça-feira pela Defensoria Pública

02/12/2014 19:27 | Por

As cartinhas já estão disponíveis para adoção no 4º andar da sede da Defensoria Pública, no CAB

C.J., de 10 anos, espera que o Natal lhe traga um presente especial: um kit escolar para utilizar nas aulas da escola no próximo ano. Já A.B., de cinco anos, deseja um presente bem legal: "uma massinha de brincar de todo coração". Os pedidos singelos estão em cartas escritas por crianças de instituições de acolhimento de Salvador, expostas na sede da Defensoria Pública da Bahia e que poderão ser adotadas por defensores públicos, servidores, estagiários e a comunidade em geral.

Pelo segundo ano, a DPE promove a Campanha Árvore Solidária, com o objetivo de ajudar crianças e adolescentes acolhidas em abrigos da capital baiana. O lançamento da 2º edição do projeto aconteceu nesta terça-feira, 25, na Defensoria Pública e contou com a participação da defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira, da subcoordenadora da Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Mariana Tourinho Rosa, e representantes das instituições beneficiadas.

Este ano, a Árvore Solidária contará com 76 cartas escritas por crianças e jovens de três instituições: Creche Benedita Camurugi, Lar Fonte da Fraternidade e Centro Nova Semente. A creche Benedita Camurugi atende atualmente 43 crianças de 0 a 13 anos de idade. Muitas delas aguardam adoção. Já o Lar Fonte da Fraternidade, localizado no bairro de Capelinha de São Caetano, possui atualmente 11 crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais. Já o centro Nova Semente atende 23 crianças filhos de pessoas custodiadas no Complexo da Mata Escura.

"Nesse período de final de ano refletimos sobre como podemos ajudar as pessoas e isso nos permite enxergar o outro de forma especial. A Defensoria tem essa proximidade com aquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e por isso, pelo segundo ano consecutivo, realizamos esta ação", destacou a defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira.

Além dos presentes pedidos pelas crianças, cada cartinha também contém um produto de necessidade apontado por cada instituição - material de limpeza, fralda descartável, etc. Quem quiser adotar as cartas poderá buscá-las na sede da Defensoria Pública, localizada no Edf. MultiCab Empresarial, área federal do CAB até o dia 4 de dezembro. A entrega dos presentes deverá ser feita também na sede da DPE, até o dia 10 de dezembro. As instituições receberão os presentes nos dias 15 e 16 de dezembro.