COMUNICAÇÃO

Canais de comunicação da Defensoria são apresentados em workshop em Teixeira de Freitas

22/01/2016 16:34 | Por Ascom
O trabalho desenvolvido pela Ascom foi apresentado à equipe de comunicação da Prefeitura Municipal
Os canais de comunicação da Defensoria Pública do Estado da Bahia- DPE/BA e estratégias que vem sendo utilizados para manter informados e engajados os públicos internos e externos da instituição foram apresentados na quinta-feira, 21, em workshop da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. A DPE/BA tem ampliado o número de seguidores em suas redes sociais e se consolida cada vez mais como fonte para a imprensa na capital e no interior a partir do trabalho desenvolvido pela equipe da Ascom. A participação da coordenadora da Ascom da DPE/BA, jornalista Vanda Amorim, no workshop da Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas atendeu solicitação feita ao defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, durante a inauguração da sede da Defensoria no município, pelo jornalista Francisco Vasconcelos, responsável pela reestruturação da comunicação da Prefeitura.
A jornalista Vanda Amorim, MBA em Mídia e Comunicação Integrada, destacou que a Ascom da DPE/BA vem buscando, com êxito, alcançar uma interação cada vez maior com os diversos públicos da Instituição. “Procuramos atender a proposta do defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, de dar transparência à sua gestão e garantir visibilidade, com impessoalidade, às ações da Defensoria”, ressaltou. Segundo Francisco Vasconcelos, a coordenadora foi convidada por ser uma das profissionais de assessoria de comunicação mais bem conceituada da Bahia. "A participação dela em nosso workshop, com as informações trazidas, agregou muito valor ao nosso trabalho", avaliou o jornalista.
Entre as estratégias utilizadas na Defensoria para ampliar a visibilidade das ações institucionais e dos defensores públicos, Vanda Amorim destacou a importância do uso de canais internos.“A equipe da Instituição precisa estar informada sobre o que acontece, pois assim teremos mobilizadores dentro da nossa própria casa” argumentou, citando o exemplo do informativo interno semanal DPE INFORMA, enviado para o e-mail institucional de defensores públicos, servidores e estagiários com os fatos ocorridos na semana. Também foi destacado o fato de toda a equipe sempre ser convidada para os eventos da instituição e de ser parabenizada por seu aniversário. Um aviso diário na tela de abertura dos computadores é utilizado para levar informações institucionais.
As redes sociais e o site da Defensoria Pública também abrem espaço, periodicamente, para divulgação atividades de confraternização nas unidades da capital e regionais. “No Dia do Servidor e no Natal estimulamos a todos a nos enviar as fotos dos encontros, que foram postadas no site e compartilhadas na Fan Page da Defensoria, mostrando que somos uma família", ressaltou Vanda Amorim, que está na Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública pela segunda vez.
À equipe da Prefeitura Vanda Amorim ressaltou a importância de que a divulgação de todas as secretárias do município seja unificada à do gabinete do prefeito. "É preciso que tanto os servidores e colaboradores quanto a população enxergue a Prefeitura como uma só", explicou, acrescentando que é comum, no interior, que a população veja as secretarias e a prefeitura como órgãos diferentes. Na Defensoria Pública, todas as especializadas da capital e as 28 unidades no interior são acionadas pela equipe da Ascom ao menos duas vezes por mês, através do Giro de Notícia. "Com isso, alcançamos um equilíbrio entre eles, ampliando a visibilidade das ações da instituição", disse a coordenadora.
A Defensoria Pública da Bahia, além do seu site institucional, está presente nas seguintes redes sociais:
Twitter – @defensoriabahia