COMUNICAÇÃO
Candidatas e candidato ao cargo de defensor público geral apresentaram propostas na Escola Superior
A eleição para composição de lista tríplice acontecerá na próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado
As candidatas e o candidato ao cargo de defensor público geral do Estado da Bahia apresentaram hoje, 30, as propostas de gestão para o biênio 2019-2021. O evento contou com a participação de defensores e defensoras, servidores e servidoras, além da sociedade civil, que pôde se manifestar através de perguntas feitas às(aos) candidatas(o), que foram sorteadas pela comissão eleitoral. A apresentação foi transmitida on-line através do Live da Defensoria.
A presidente da Comissão Eleitoral, Liliana Sena Cavalcante, considerou que este é um momento muito importante para a Instituição e conclamou a todos os membros da Defensoria Pública a comparecerem no dia 1º de fevereiro para a eleição. “Agradeço a todos os candidatos pela lisura da campanha, que está ocorrendo sem nenhum problema. Espero que sexta-feira seja da mesma forma. Desejo mais uma vez boa sorte a todos”, finalizou Liliana Cavalcante.
A apresentação foi dividida em dois blocos: no primeiro momento as candidatas e o candidato tiveram 20 minutos, cada um, para apresentarem as propostas. Depois da apresentação, foram sorteadas cinco perguntas feitas pela plateia e pelas pessoas que assistiam on-line, que foram respondidas por todos os aspirantes ao cargo de DPG.
O processo eleitoral na Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se encerra nesta sexta-feira, 1º, com a votação. Cada defensor público pode votar em até três candidatos. De acordo com o artigo 16, §6º, da Lei Complementar 26 de 2006, a Comissão Eleitoral encaminhará a lista tríplice resultante da eleição ao defensor público geral. Este, por sua vez, até o terceiro dia útil após o recebimento da lista, a encaminhará ao governador do Estado, que deverá escolher e nomear a(o) candidata(o) da sua escolha no prazo de 30 dias.
A eleição ocorrerá na sexta-feira, 1º de fevereiro, das 8h às 17h, na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública, localizada na sede administrativa da DPE/BA (Ed. Multicab Empresarial, nº 3.386, Sussuarana).
DEPOIMENTOS DAS CANDIDATAS E DO CANDIDATO
Mônica Aragão
“A avaliação da campanha é super positiva. Foi uma campanha limpa, séria, propositiva e proativa, e é isso que nós queremos. Os defensores e defensoras públicas tem que ficar muito felizes com este momento democrático, porque nós ainda podemos escolher o nosso gestor por dois anos. Então, nesta reta final, eu gostaria de pedir aos colegas que eles realmente vissem todas as propostas, todo o histórico dos candidatos, o que eles querem fazer no próximo biênio e escolhessem com serenidade e com coração na sexta-feira”.
Rafson Ximenes
“É um momento bonito da Defensoria, em que nós podemos exercer o nosso direito democrático de votar. É uma responsabilidade muito grande escolher o próximo gestor. Poucas instituições públicas têm essa possibilidade. É uma responsabilidade que os defensores públicos têm, de escolherem com sabedoria, com parcimônia, e escolher pensando no melhor. Eu desejo que todos tenham uma excelente eleição, e qualquer que venha a ser o resultado, que o próximo gestor tenha muito sucesso”.
Soraia Ramos
“A avaliação que eu faço é que foi uma campanha bastante propositiva, os quatro candidatos fazendo de tudo, por todos os meios para chegar ao defensor, para poder mostrar seus objetivos e suas propostas. É um espaço de democracia, então cada defensor deve escolher realmente buscando o melhor para a Defensoria. Evidentemente, todos temos o mesmo objetivo para a Defensoria, que é o crescimento e o fortalecimento; cada um com as suas peculiaridades. Espaços como esse são importantes justamente por mostrar cada perfil, cada forma de atuar. Que a gente possa dar maior oportunidade aos eleitores de analisarem e escolherem. Saio feliz dessa campanha, com crescimento pessoal e profissional muito grande. Quero ser a escolhida pela classe e pelo governador mas, independentemente do resultado, tenho certeza que eu só fiz a ganhar na minha vida com essa campanha”.
Tereza Cristina
“Para mim é de uma felicidade muito grande estar retornando como candidata, com uma preocupação muito forte com relação a este momento político que estamos vivendo, onde nós precisamos, enquanto experiência já tida, fortalecer a autonomia da nossa Instituição, a garantia dos direitos daqueles que mais precisam. E eu venho para somar e contribuir. Seja com a minha presença, se for o entendimento da classe e, logicamente do entendimento do governador, de continuar fortalecendo a Instituição para que ela chegue mais perto daqueles que mais precisam, e que a gente possa estabelecer uma ação onde o povo se sinta mais próximo dessa Instituição, para que ela possa atuar de forma atenta”.