COMUNICAÇÃO

Candidatos do Ensino Médio e Técnico disputam vagas de estágio na Defensoria Pública da Bahia

22/04/2018 15:48 | Por Luciana Costa - DRT 4091/BA (texto e fotos)

A seleção foi realizada sob a supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia – Esdep, e executada pela CEFET BAHIA.

Uma intensa movimentação se formou em torno do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, localizado no bairro do Canela, na manhã deste domingo, 22. Eram os candidatos às 55 vagas do exame de seleção da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA para estagiários de ensino médio e técnico em Administração, Contabilidade, Informática e Logística. Muitos deles, acompanhados dos pais que aguardavam ansiosamente o término da prova do lado de fora do local. Na Escola Politécnica da UFBA, na Federação, também houve aplicação de prova.

“Estamos concluindo mais um processo seletivo de estágio de nível médio que é uma oportunidade de conhecerem uma Instituição do sistema de Justiça. Os candidatos são alunos de escola pública e percebemos que também é uma ação que promove a inclusão social daqueles que efetivamente se propõem ao desafio de participar de uma seleção, de conhecer a Defensoria Pública e de com isso contribuir para o crescimento da Instituição. Somos todos parte dessa engrenagem que busca promover o acesso à justiça”, disse a a diretora da ESDEP, Firmiane Venâncio.

Com 16 anos, Matheus Oliveira, já tem noção da importância do estágio na formação profissional e disse que se esforçou bastante para obter um bom desempenho no certame. De acordo com ele, caso seja aprovado será uma experiência enriquecedora e que poderá fazer a diferença na construção do seu futuro. Marinalva Neves, 48 anos, foi levar a filha Letícia Neves da Silva de 17 anos, e contou que torce por uma aprovação da garota para que a bolsa auxílio complemente na renda da casa: “Um dinheiro a mais que entra já faz diferença e as coisas melhoram em casa”.

No total, 68 candidatos que por algum motivo estavam impossibilitados de apresentar documento de identidade original por motivo de perda, roubo ou furto, foram submetidos à identificação datiloscópica, feita por técnicos do Instituto Pedro Melo da SSP/BA. Segundo informação do coordenador geral da Fundação Cefet, Maurício Mascarenhas, o nível de abstenção foi de 25, 54%. O  gabarito da prova está programado para ser publicado amanhã, 23.