COMUNICAÇÃO
CANUDOS – Histórias da cidade e da vida dos moradores marcam atuação da Unidade Móvel da Defensoria nesta sexta-feira
Durante a visita à cidade histórica, foram atendidos 133 moradores
Para os moradores de Canudos, no sertão da Bahia, o líder religioso da guerra que a cidade enfrentou há quase 123 anos, Antônio Conselheiro, pregava palavras de justiça e fé. E, nesta sexta-feira, 10, quem levou o acesso à justiça, as orientações e a garantia dos direitos para a cidade foi a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que, durante a sua parada na cidade, atendeu a 133 moradores.
Na terra em que Antônio Conselheiro fez história, o que não faltou foram histórias e moradores que moram, justamente, na Rua Antônio Conselheiro, localizada no centro. “Já vi vários vizinhos aqui. Não podíamos perder esta oportunidade de ter a Defensoria Pública na nossa cidade e o que é melhor: fazendo tudo de graça e sem nos cobrar nada”, aprovou uma das moradoras, que foi buscar orientações sobre o que era preciso para o filho fazer o exame de DNA com o suposto neto.
Já a história do funcionário público Abdon Costa, 62 anos, ainda não teve um final feliz, mas com as orientações recebidas na Unidade Móvel ele garante que vai correr atrás dos seus direitos e provar que a última parcela do empréstimo consignado que solicitou termina no próximo mês. “Fiz este empréstimo em 2014 e a proposta que aprovei do banco era que o valor seria pago em 60 vezes. Hoje, paguei a penúltima e, pelas minhas contas, no próximo mês completa o prazo, mas, para minha surpresa, quando eu liguei para consultar o saldo devedor, quase caio para trás quando soube que ainda tem mais 36 parcelas. Não foi isso que eu aprovei e que está aqui no papel. É uma cobrança indevida”, afirmou, com todos os comprovantes do acordo nas mãos.
“Foi um dia em que, realmente, ouvimos muitas histórias de vida destes moradores, que vieram até nós para saber dos seus direitos, seja de alimentos, divórcios, exames de DNA, retificações de registro de nascimento e orientações sobre os mais diversos tipos de casos que cada um deles tinha para nos contar”, destacou o coordenador da 5ª Regional da Defensoria – Juazeiro, André Lima Cerqueira, que dividiu os atendimentos com o defensor público José Victor Ataíde e contou com o apoio de servidores de Juazeiro e Salvador.
Próximas paradas
Com esta visita a Canudos, a Unidade Móvel da Defensoria encerra a rota pelo sertão e, na próxima semana, levará um serviço específico da Defensoria, de alvarás judiciais, para as cidades de São Francisco do Conde (13 de maio) e Santo Amaro (14 de maio).