COMUNICAÇÃO
Capacitação de defensores em substâncias psicoativas começa em maio
Começa no mês de maio o Curso de Capacitação em Substâncias Psicoativas, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública - Esdep. Realizado em parceria com o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), da Faculdade de Medicina da UFBA, o curso visa capacitar defensores no atendimento a usuários de substâncias psicoativas e ampliar o debate sobre o enfrentamento à dependência química ligada à criminalidade.
Com grande procura, as turmas já foram fechadas e o curso tem previsão para iniciar no próximo mês. Os 101 defensores inscritos estão divididos em três turmas, sendo que a primeira tem encontros quinzenais nas quintas-feiras. A segunda turma segue com encontros mensais na sexta à tarde e sábado pela manhã. Para concluir a capacitação, os encontros mensais da terceira turma estão programados para acontecerem nas sextas à noite e sábado pela manhã.
Com profissionais de diversas áreas compondo o corpo docente, entre médicos e demais especialistas da saúde, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, bacharel em Direito e antropólogo. Durante a capacitação serão abordados estudos de casos, visitas técnicas e práticas sobre a prevenção e promoção de saúde para dependentes de substâncias psicoativas, além dos aspectos sociais, das políticas e legislação voltadas para este público.