COMUNICAÇÃO
Capacitação em substâncias Psicoativas conta com nova turma
A segunda turma do Curso de Capacitação em substâncias Psicoativas teve início nesta quinta-feira, dia 13 de maio, na Fundação Visconde de Cairu, reunindo 35 defensores. Ministrado pelo professor Antonio Nery, médico, psiquiatra e coordenador do Centro de Estudos e terapia do Abuso de Drogas (Cetad/Ufba), o curso tem objetivo de aprimorar o atendimento da Defensoria Pública junto aos usuários dessas substâncias.
Na aula inaugural, o professor começa sua explanação lançando um desafio aos presentes, a fim de que respondam e reflitam o por quê dos humanos usarem drogras. Para ele "muitas pessoas utilizam substâncias psicoativas para se manterem vivas, para transgredirem na busca fundamental do prazer", realidade que deve ser compreendida e respeitada por todos aqueles que trabalham com esse público.
Durante as aulas, uma das atividades realizadas é a analise de caso e reportagens veiculadas na mídia sobre o assunto, tanto as mais tradicionais, quanto as mais progressivas, a fim de que possam ser desconstruidos mitos sobre a temática, afirma Cristiane Abdo, coordenadora pedagógica do curso. Discussões em grupo, na busca da socialização, entre outras atividades fazem parte da programação do curso, que tem nova no próximo dia 27 maio.