COMUNICAÇÃO
Capacitação para atendimento a presos provisórios termina quinta-feira
A capacitação voltada para o Projeto de Assistência Jurídica Integral aos Presos e seus Familiares, resultado de um convênio firmado entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Ministério da Justiça, através da Secretaria de Reforma do Judiciário, será finalizada na próxima quinta-feira, dia 11. O curso, que teve início no dia 22 de fevereiro, qualificou o total de 24 profissionais, incluindo defensores públicos, estagiários de Direito, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, para atenderem presos provisórios e buscarem o fortalecimento de suas famílias, a fim de que estas não se sintam estigmatizadas.
Realizada em parceria com Ceafro - Programa de Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero - a capacitação teve como facilitadores a socióloga e coordenadora executiva do Ceafro, Vilma Reis, o integrante da Associação de Familiares e Amigos de Presas e Presos do Estado da Bahia - ASFAP, Hamilton Borges, e a médica do Programa de Saúde Penitenciária, Andréia Beatriz Silva.
Em avaliação feita pela coordenadora executiva do Ceafro, foi percebido um grande interesse no projeto por parte de todos os envolvidos nesse processo de capacitação. "A maior preocupação do grupo de defensores públicos que fizeram o curso é a questão da defesa do acesso à Justiça em sintonia com o princípio da instituição", disse. Destacou ainda os depoimentos dos psicólogos, principalmente relativos às questões familiares, área em que os mesmos já possuem uma vasta experiência, e o forte engajamento político das assistentes sociais.
Segundo o subcoordenador da Especializada de Direitos Humanos, que coordena o projeto, a previsão para a implantação do Núcleo de Assistência Jurídica Integral aos presos e seus familiares é até o final de março.