COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2009 – 234 ocorrências policiais foram registradas nas últimas 24 horas
Defensoria permanece atenta às ocorrências do circuito carnavalesco
A Defensoria Pública do Estado da Bahia, representada pela defensora Maria Carmen Novaes, participou, na manhã deste sábado (21), de uma reunião com representantes da Polícia Civil do Estado, Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), dentre outros órgãos, para conhecimento do último balanço de ocorrências relacionadas ao carnaval de Salvador apresentado pelo Comando da Polícia Militar do Estado. No total, foram registradas de 23 ocorrências policiais entre as 7h de sexta-feira (20) e às 7h de sábado (21).
De acordo com a polícia, a maioria das situações registradas teve relação com o tráfico de drogas e vias de fato. Do total de ocorrências registradas no período, 132 pessoas foram conduzidas até os postos de atendimento policiais e liberadas; 41 termos circunstanciais foram lavrados e oito flagrantes foram realizados no circuito do carnaval. Nenhuma tentativa ou prática de homicídio foi registrada.
Dentre os trechos do circuito carnavalesco com maior índice de reclamações, a polícia informou que a região do Relógio de São Pedro, na Avenida Sete de Setembro, apresentou a maior incidência de focos de briga. Já na Estação da Lapa foi detectado o maior índice de atos de vandalismo. No trecho compreendido entre a arquibancada do Campo Grande e a Barra os agentes militares perceberam a incidência de tumultos entre os foliões. O balanço informado à Defensoria ainda revelou a existência de sete termos de falsificação de documentos.
Segundo informações da SESAB, 50 pessoas foram atendidas em hospitais em decorrência de ocorrências relacionadas ao carnaval e três foram encaminhadas para a realização de cirurgias, sem risco de morte. Já o Corpo de Bombeiros realizaram o atendimento de 57 pessoas devido a situações de desmaios, uso de drogas, alcoolismo, dentre outras ocorrências sem lesões graves. Com relação às situações envolvendo menores de idade a polícia informou que 40 ocorrências foram registradas e oito adolescentes foram encaminhados a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).
AÇÕES DA DEFENSORIA – Na tarde deste sábado (21), a Defensoria, representada por cinco grupos compostos por defensores púbicos, realizou novas visitas os postos de atendimento no circuito do carnaval localizados na Barra, Ondina, Barris, Observatório, além do plantão da Defensoria, para acompanhamento das situações registradas. Dos locais visitados, até as 16h, apenas o posto dos Barris registrou três detenções, enquanto o Observatório não apresentou nenhuma queixa de discriminação.
Na sexta-feira (20), a visita da Defensoria aos postos de atendimento resultou na expedição de um habeas corpus e na soltura do homem detido. Também foram feitos quatro pedidos de fiança, dois relaxamentos de prisão, além de intervenções nas situações de detenção de menores.
Informações através da Assessoria de Comunicação nos telefones: Ascom – 3117-6926 (a partir das 14h) ou Carla Ferreira – 9949-7754/ Vanda Amorim – 9945-5692.