COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2009 – Defensora geral pede apoio para trabalhar na prevenção de conflitos

24/02/2009 18:49 | Por

A Defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira destacou, durante reunião de avaliação do Carnaval no Comando da Polícia Militar, na manhã desta terça-feira, 24, a dificuldade que a Defensoria tem encontrado para prosseguir no trabalho junto aos envolvidos com conflitos nos circuitos. Ela sugeriu que os policiais coloquem, nos autos de flagrantes, telefone e endereço dos autuados, sempre que isto for possível, porque permitirá a atuação integral da Defensoria, principalmente na prevenção de delitos posteriores. A reunião de hoje contou com a presença do governador Jacques Wagner, que considerou excelente a “preparação de guerra” das instituições para garantir a paz na maior festa de rua do mundo.

De acordo com os dados apresentados pela defensora geral, das 14 horas da sexta-feira, 20, às 20 horas da segunda-feira, 23, os defensores públicos de plantão, a partir dos flagrantes recebidos, deram entrada em uma ação de habeas corpus, 31 de fianças, três de liberdade provisória, seis de relaxamento de prisão e uma petição em caso de furto/lesão corporal.

Na sua apresentação, a defensora geral Tereza Cristina também ressaltou a necessidade de todos os que operam no Carnaval entender a festa como um movimento concreto, onde tudo está exposto – crianças, jovens, drogas. “Precisamos fazer um Carnaval de ações afirmativas de prevenção, porque continuamos entendendo que o grande problema sempre está na família e é com ela que precisamos trabalhar”, concluiu.

Participaram da reunião no comando da Polícia Militar, conduzida pelo comandante, coronel Mascarenhas, o delegado chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, a delegada chefe ajunta, Emília Blanco, o coordenador do Departamento de Estatísticas da Polícia Civil, delegado Antonio Mattos, a secretária Municipal de Reparação (Semur), Maria Alice, o coordenador da Codesal, Osny Bonfim, o presidente da Saltur, Claúdio Tinoco, além de todos os oficiais dos departamento da Polícia Militar envolvidos com a Operação Carnaval 2009.