COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2009 – Defensoria apura ocorrências registradas no circuito do Carnaval
Instituição detecta irregularidades durante as visitas realizadas às delegacias
Durante a visita realizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, na tarde desta segunda-feira (23), às delegacias e postos policiais no circuito do Carnaval, foram detectadas diversas irregularidades na carceragem da 1ª Delegacia, nos Barris. No local, as defensoras públicas Soraia Ramos Lima e Bethânia Ferreira de Souza identificaram as más condições do cárcere, com presença de infiltrações nas paredes, poças de água em todo o piso, ausência de higiene sanitária, ambiente escuro dificultando a visualização dos presos, além de celas superlotadas. “A Defensoria está registrando ocorrências como essa e após a festa adotará as ações necessárias”, informou a defensora pública Bethânia.
O acompanhamento da instituição às detenções efetuadas pela polícia no circuito carnavalesco, nesta segunda-feira (23), ainda constatou a prisão indevida de Alex Ferreira de Miranda, 22 anos, e Mateus Leal dos Santos, 23 anos. As prisões foram realizadas no circuito Barra/Ondina pelo suposto roubo de um celular. Os dois homens estão custodiados no posto da polícia da Barra e devem ser encaminhados para a 1ª Delegacia. De acordo com os defensores públicos, Rodrigo Assis Alves e Alexandra Soares da Silva, que acompanharam o caso, a Defensoria entrará com os pedidos de relaxamento de prisão e de liberdade provisória. Os defensores receberam os familiares na Central de Assistência a Presos em Delegacias – CAPRED, prestando as devidas orientações.
Até as 16h de hoje (23), as ocorrências envolvendo tráfico de drogas e tentativas de furtos lideraram os flagrantes recebidos pela CAPRED. Em menor incidência, foram registradas situações relacionadas à embriaguês no trânsito, porte ilegal de arma e lesão qualificada. De posse dos dados, a Defensoria tomará as medidas cabíveis para cada caso.
AÇÕES DA DEFENSORIA – Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Defensoria durante o Carnaval, nesta terça-feira (24), a defensora geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, participará de reunião com o Comando da Polícia Militar, além de representantes da Polícia Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), dentre outras entidades, para o levantamento das ocorrências registradas no período.
De acordo com o último boletim de ocorrências divulgado pelas polícias militar e civil, na manhã de hoje, houve um crescimento no número de adolescentes envolvidos em atos infracionais e uma diminuição no quadro geral de ocorrências registradas no mesmo período do ano passado. O balanço informou que nenhum óbito ou situações com risco de morte foram registrados.