COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2009 – Furtos lideram casos de prisão em flagrante
Por conta da demanda durante os cinco dias de festa momesca, a Defensoria Pública da Bahia estendeu o plantão de Carnaval até ontem, quarta, 25, às 15h. Neste período foi dado encaminhamento aos flagrantes ocorridos na última noite de folia: até as 14h, foram recebidos 17 comunicados de pessoas presas, sendo 11 relativos aos três circuitos. Foram feitos 10 pedidos de fiança, 3 de liberdade provisória e um de relaxamento de prisão. Em outros três casos não coube medida judicial.
Os registros da quarta-feira de cinzas continuaram mantendo o mesmo perfil observado pela Defensoria Pública durante o Carnaval: a grande maioria é relacionada a casos de furtos e roubos. Outro ponto destacado pela defensora Maria Carmen Albuquerque Novais, uma das coordenadoras do plantão, foi o alto índice de adolescentes envolvidos com infrações.
Até as 10h de ontem, quarta, 25, mesmo, a Delegacia do Adolescente Infrator comunicou à instituição que havia 17 meninos e meninas com menos de 18 anos apreendidos na unidade. Em virtude disso, houve 11 audiências de remissão no Centro Integrado, resultando em 11 liberações. As ocorrências envolvendo os adolescentes acusados de atos infracionais envolveram lesão corporal seguida de morte, porte de arma, tentativa de furtos e brigas violentas com agressões (vias de fato).