COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2010 – Internações de urgência são asseguradas pela Defensoria

17/02/2010 20:40 | Por

Enquanto milhares de foliões ocupavam as ruas dos circuitos do maior carnaval de rua do mundo, em Salvador, quatro pessoas conseguiram o atendimento médico de urgência que necessitavam, com internação, graças à intervenção da Defensoria Pública. No Plantão de Carnaval da instituição, do dia 11 até esta quarta-feira, 17, nove pessoas receberam atendimento jurídico de urgência na área cível. A última beneficiada foi Cecília dos Santos Araújo, 75 anos, diabética, que precisava de internação para cirurgia imediata e esta foi assegurada após a Defensoria impetrar uma ação de Concessão da Tutela Antecipada contra o Instituto Cardio Pulmonar, deferida pela Justiça na manhã de hoje.

A Concessão da Tutela Antecipada obriga o Instituto Cardio Pulmonar a prestar total assistência médica e hospitalar à paciente, inclusive a cirurgia no abdômen, através do Sistema Único de Saúde. O hospital exigia o pagamento, em espécie ou cartão de crédito, de R$ 50 mil. A ação foi impetrada pelas defensoras pública Maria Auxiliadora Teixeira e Célia Padilha, que foram acionadas pelos familiares de dona Cecília Araújo no final da noite de terça-feira. A ação foi encaminhada na madrugada para o plantão do Judiciário e deferida antes do final da manhã.

Por ser a única instituição de Justiça que mantém suas portas abertas no Carnaval com maior número de pessoas em plantão, deságua na Defensoria a pressão da sociedade pela justiça social praticada contra as pessoas de caros poderes aquisitivos. “Mas estivemos a postos e continuaremos em outros grandes eventos”, assegura a defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira.