COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2010 – Mais espaço para folião é reivindicado pela Defensoria
A ocupação dos espaços públicos pelos camarotes nos circuitos da folia contribuem para ocorrências de violência entre os foliões pipocas. A avaliação é da coordenadora executiva do plantão do carnaval da Defensoria, defensora Célia Padilha, após constatar que o número de casos cresce, principalmente, no Circuito Dodô, onde foi liberada a instalação de camarotes. Em reunião com o comando da PM e demais parceiros do Carnaval, nesta segunda-feira (15), no Quartel dos Aflitos, a defensora solicitou que, em 2011, o espaço seja redimensionado, permitindo que o folião pipoca possa brincar com mais tranquilidade.
De acordo com os dados apresentados pela PM e Polícia Civil, e que resultam em flagrantes que são encaminhados para a Defensoria Pública, o Circuito Dodô (Barra/Ondina) tem registrado o maior número de ocorrências. Enquanto que no Circuito Osmar (Avenida), das 7 horas de domingo (14)) às 7 horas desta segunda (15), foram registrados 43 furtos; na orla aconteceram 82. “Só conseguiremos ter um Carnaval com paz e igual para todos quando o espaço público for devolvido ao folião”, registrou Célia Padilha.
Para garantir o direito dos cidadãos, a Defensoria Pública prossegue em plantão até a Quarta-feira de Cinzas, nos circuitos da folia. Estão sendo oferecidas assistências nas áreas Crime, Infância e juventude, Idosos e de discriminação racial e homofóbica. Quem não está brincando o Carnaval, mas necessita de apoio para internações de urgência, poderá acionar o plantão através do telefone gratuito 129.