COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2011 – Defensoria Pública move ação para internação de urgência em Hospital de Salvador

06/03/2011 0:09 | Por

"É Carnaval, mas meu pai está com muita dor, não se locomove direito e precisa com urgência de atendimento", disse o motorista, Joseval Nunes (37), que tem pai internado no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, precisando ser transferido de imediato para Salvador em virtude de recente Acidente Vascular Cerebral (AVC), no último dia 28. Joseval esteve nesta sexta (04), no Plantão da Defensoria Pública do Estado durante o Carnaval, no bairro do Canela, em Salvador, onde defensores públicos prestam atendimento jurídico gratuito até o último dia de folia, na próxima quarta-feira.

Manoel Nunes, de 68 anos, pai de Joseval, necessita, com urgência, de uma drenagem cerebral, procedimento que somente pode ser realizado nos Hospitais Roberto Santos, Geral do Estado (HGE) e do Subúrbio, em Salvador, de acordo com os médicos que o atendem. "Eu vejo muita negligência no atendimento dado ao meu pai, por isso estou com receio de que ele não tenha a atenção que precisa nesse quadro", pontuou Joseval. O caso de seu pai foi encaminhado à Central de Regulação de Saúde, que encaminhou o mesmo para lista de espera. Para Joseval, este encaminhamento é inviável. "Só de olhar pra meu pai, já vejo que é mais do que urgente, ele já não tem consciência total do que fala nem reconhece sua família e a dor só aumenta", disse preocupado.

Neste primeiro dia de plantão, o Núcleo Cível da Defensoria já entrou com ação judicial contra o Estado, obrigando - o a fornecer a transferência do assistido em ambulância equipada com UTI, internação na especialidade de Neurocirurgia e total assistência hospitalar, sob pena de aplicação de multa diária de R$10 mil em caso de descumprimento da ordem, segundo informações das defensoras Maria Auxiliadora Teixeira, Josenilda Alves e Carmela Trocolli, que atuam no Núcleo. Para Joseval, ter o serviço da Defensoria neste momento de festa foi providencial. "A cidade toda está parada, mas a saúde não espera. Me arrependo de não ter buscado a Defensoria antes, pois já poderia ter transferido meu pai. Há um ano perdi meu irmão em processo semelhante e não busquei a Justiça pra garantir atendimento. Dessa vez, não repeti o erro e espero que meu pai possa ter o que precisa e melhore logo", frisou.

O Plantão da Defensoria Pública continua até o dia 9, com atendimentos também nas áreas de Infância e Juventude, Criminal e Direitos Humanos, com itinerância em Postos Policiais e Centrais de Atendimento a Adolescentes Infratores. Aquele que necessitar de medidas de urgência durante o período momesco - seja folião ou não - pode buscar os serviços da Defensoria na sede do Canela (Rua Pedro Lessa, 123), nos Postos do Observatório Racial da Semur (Ondina, Estação da Lapa e Ladeira de São Bento) e no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente, na Bonocô.