COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2012 – Clima de paz na tarde desta quinta no circuito Dodô

17/02/2012 16:52 | Por

Todas as mulheres detidas no circuito Barra/Ondina, neste Carnaval, serão encaminhadas para a Delegacia da Barra (14ªDP), foi o que disse o delegado titular João Cavadas aos defensores públicos Cynara Fernandes e Rodrigo Assis. Hoje a tarde, a equipe de defensores públicos já saiu em atividade itinerante por vários postos policiais montados ao longo do circuito, incluindo as duas Centrais de Flagrantes, em que, a exemplo da delegacia, não havia registro de ocorrências.

Durante a madrugada, segundo Cavadas, ocorreu um caso de roubo (Art. 157 CP), que prontamente foi encaminhado para o Complexo dos Barris. Segundo ele, foi tomada esta decisão em decorrência da norma interna da Secretaria da Segurança Pública, que este ano determinou a separação entre homens e mulheres, e que terão custódia exclusiva na Barra. “Foi uma forma de se buscar a preservação da integridade física das detidas do sexo feminino”, disse o delegado.

Ao longo do circuito, a Defensoria Pública visitou vários postos que foram ativados ainda na tarde desta quinta-feira. No Shopping Barra, por exemplo, há diversos postos conjuntos da Polícia Militar e da Civil, incluindo um espaço para custódia provisória. Conforme a delegada Rosilda Souza, da Central de Flagrante, montada naquele local, até o início da noite não havia sido registrada nenhuma ocorrência grave. “Chegaram alguns casos durante a madrugada de quarta para quinta, mas foram casos de vias de fato, briga de pessoas sem qualquer gravidade e na imensa maioria das vezes gente que nem portava documentos”, disse a delegada, que salientou não ter ficado ninguém custodiado naquele local.

Os defensores também obtiveram as mesmas informações na Central de Flagrante localizada no Campus da Universidade Federal da Bahia, em Ondina. Lá o sistema só seria ativado às 19 horas.

SERVIÇO

DEFENSORIA PÚBLICA NO CARNAVAL 2012

PERÍODO: quinta-feira (16) a quarta-feira (22)

LOCAIS DE ATENDIMENTO: Sede da Defensoria Pública no Canela, itinerância nos postos policiais, delegacias, conselhos tutelares, Observatório Racial e unidades especiais montadas no circuito.

HORÁRIOS: na quinta (16), das 15h às 23h ; de sexta (17) à terça (22), das 9h às 23h; e na quarta-feira de Cinzas (22), das 9h às 12h.

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Direitos Humanos, Criança e Adolescente, Idoso, Consumidor, Saúde e Área Criminal, incluindo o acompanhamento de flagrantes.

CONTATOS: Olenka Machado. e Manuela Damasceno – 71. 3117-6926 / 9939-8334 / 9934-2373