COMUNICAÇÃO
Carnaval 2013 – Defensoria visita postos policiais e centrais de flagrantes
Durante o segundo dia do Plantão de Carnaval da Defensoria Pública da Bahia, a equipe de defensores da especializada de Crime e Execução Penal visitou postos policiais e centrais de flagrantes, para verificar não só o índice de ocorrências registradas nas ultimas 24 horas, como também as condições dos presos e os procedimentos policiais adotados.
Pela manhã, os defensores Virdálio Senna e Cynara Peixoto visitaram a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente – Derca, para conhecer a situação de uma jovem presa, acusada de tráfico de drogas. Os pais da garota procuraram a sede da Defensoria, no Canela, onde também é feito o atendimento da Instituição, buscando o apoio da Defensoria.Na ocasião, os defensores também aproveitaram para recolher outras informações, relativas a casos de jovens e mulheres, recolhidas ao Dercca, que aguardam transferência para o presídio feminino de Salvador. “São diversas situações que precisam da nossa pronta atuação, pois, se não estivermos atentos, essas pessoas podem ter os seus direitos fundamentais desrespeitados. E não podemos deixar que isso aconteça”, explicou Virdálio.
No período da tarde, a mesma equipe percorreu os postos policiais e as centrais de flagrantes do circuito Ondina-Barra. Foram visitados nove postos e três centrais. A maior parte das ocorrências refere-se a furtos simples, roubos e agressões (vias de fato), além do registro de perda ou extravio de documentos. Segundo um policial de plantão, que preferiu não se identificar, a situação está tranqüila porque hoje ainda á sexta. “A partir de amanhã, a coisa começa a esquentar”, disse.
Até o final da tarde não havia qualquer preso nos postos policiais. Nas centrais de flagrantes também foram registrados poucos casos. Um das justificativas para o número reduzido de ocorrências é que o Carnaval apenas está começando. Embora considerado baixo, os postos não dispunham de índices relativos ao ano passado para uma análise comparativa.
O trabalho dos defensores das diversas especializadas que atuam no Plantão de Carnaval prosseguirá até a próxima quarta-feira, 13, quando acaba a folia. Todos os dias, equipes itinerantes atuam em várias frentes de trabalho como a violação dos direitos humanos, normalmente praticada contra mulheres, discriminação racial, preconceito contra LGBTs, violação dos direitos das crianças e adolescentes, assim como situações específicas do carnaval como a situação dos cordeiros e a exploração do trabalho infantil, entre outras ações.
SERVIÇO:
O QUÊ: PLANTÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NO CARNAVAL
PERÍODO: DE 7/02 A 13/02/2013
HORÁRIO: DAS 9H ÀS 22H
ONDE: RUA PEDRO LESSA, Nº 123, CANELA; ITINERÂNCIA NOS POSTOS POLICIAIS, DELEGACIAS, CONSELHOS TUTELARES, OBSERVATÓRIO RACIAL E UNIDADES ESPECIAIS MONTADAS NO CIRCUITO.
DISQUE DEFENSORIA: 129