COMUNICAÇÃO

Carnaval 2013: No primeiro dia de plantão, Especializada da Infância e Juventude faz 1045 abordagens

08/02/2013 19:38 | Por

O primeiro dia do plantão da Especializada da Infância e Juventude da Defensoria Pública no carnaval de Salvador foi marcado por abordagens a pais e responsáveis, crianças e adolescentes nos circuitos do Campo Grande e Barra/Ondina. Das abordagens feitas, as equipes de defensores aproveitaram para entregar pulseirinhas de identificação às crianças e orientar pais e responsáveis de jovens encontrados recolhendo latas nas ruas sobre a inadequação da prática.

De acordo com a portaria 01/2013, baixada pelo juiz da 1ª vara da Infância e Juventude Wálter Ribeiro, não é permitido em qualquer hipótese o trabalho infantil, a exemplo do recolhimento de latinhas, trabalho como cordeiros, pessoal de apoio, serviço de bar ou outro.

“Orientamos estes responsáveis sobre a situação de risco a que estas crianças e adolescentes estão expostos e acerca das proibições contidas na portaria da 1ª Vara da Infância e Juventude. Além disso, nos casos onde as mães não têm com quem deixar seus filhos, sugerimos a possibilidade de deixar estas crianças nos abrigos fornecidos pelo município para este tipo de situação”, destacou a defensora pública Alexandra Soares.

Das 1045 abordagens feitas, 570 crianças receberam pulseiras de identificação.