COMUNICAÇÃO
Carnaval 2016 – Atendimentos da Defensoria Pública durante plantão quase triplicam em relação a 2015
Em 2016, mais de 1.700 cidadãos utilizaram os serviços da instituição no período
Um fato inédito na história da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. No ano que celebra seus 30 anos, a instituição atingiu a marca de 1.743 atendimentos durante o plantão de Carnaval 2016 – do dia 04 ao dia 10 de fevereiro. No Estado, são mais cidadãos com seus direitos garantidos durante a folia momesca e para o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a certeza de que a Defensoria baiana está vivendo um novo paradigma de atuação.”Enquanto gestor me sinto feliz e muito orgulhoso do trabalho que a Defensoria Pública desenvolveu. Cada vez que conseguimos ampliar nosso alcance, mais fortalecemos o nome da instituição e fortalece também o conhecimento da população acerca do que a Defensoria pode fazer por ela”, declarou o defensor-geral.
Em relação a 2015, os números quase triplicaram, com um incremento de mais de 197% nos dados de atendimentos em 2016. No período anterior, foram 585. A área não-penal de atuação, responsável pelas áreas cível, fazenda pública, direitos humanos, infância e juventude, abarcou 75% dos atendimentos da DPE/BA durante o Carnaval. Já a área penal registrou 407 atendimentos e o Núcleo de Apoio Psicossocial prestou 28.”Isso é fruto de um esforço concentrado em sair da situação de conforto e passar a procurar as pessoas. Quanto mais formos eficientes nisso, mais a Defensoria se fortalece e mais a população da Bahia ganha”, avaliou o subdefensor público geral da Bahia, Rafson Ximenes.
Esse é o nono ano em que a Defensoria Estadual mantém o plantão de atendimento durante a festa momesca a fim de garantir a continuidade dos serviços da instituição para o cidadão baiano. Atuaram 44 defensores públicos, 38 servidores, além dos serviços terceirizados, distribuídos em 12 turnos somando 72 horas de trabalho.
“Intensificamos a atuação itinerante nas áreas penal e não penal. Nesta última, fizemos também um ajuste da metodologia de atuação e do lançamento de dados, pois os defensores além de inspecionar os locais, suas condições de funcionamento, abordavam também as pessoas que se encontravam abrigadas ou internadas. Esse trabalho intenso dos defensores que se desdobraram junto com os servidores da DPE, fez toda a diferença”, avaliou.
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