COMUNICAÇÃO

Carnaval 2017 – Atendimento na área não penal é maior durante Plantão da Defensoria

02/02/2017 14:44 | Por
 O alcance nesta área é atribuído à expansão dos serviços da DPE com a Unidade Móvel de Atendimento no Carnaval de quatro bairros

A atuação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA na área não penal foi maior do que na área penal durante o Plantão do Carnaval 2017. Dados coletados durante o período apontam que mais de 95% dos atendimentos estão na área que compreendeu visitas a Delegacias, casas de acolhimento, creches, postos de saúde, além da divulgação dos serviços institucionais. Pela primeira vez, a Defensoria baiana também prestou orientações e atendimentos por meio da Unidade Móvel de Atendimento em quatro bairros: Ondina, Pelourinho, Itapuã e Cajazeiras.

Nessa quarta-feira, 01, dia de encerramento do Plantão da DPE na unidade da instituição no Canela, o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, parabenizou o trabalho de equipe, realizado por defensores públicos e servidores. “Ultrapassamos até as metas que tínhamos traçado previamente de atendimento, de alcance de público externo muito pelo empenho dos colegas que fizeram a itinerância, somado a isso a nossa Unidade Móvel que também participou do Carnaval nos bairros. Só fomos a quatro locais, mas tivemos uma abrangência realmente muito maior do que imaginávamos”, disse Clériston de Macêdo. Em 2018, segundo ele, a expectativa é aumentar a abrangência territorial de atendimentos da DPE com a Unidade Móvel.

A coordenadora do Plantão, Firmiane Venâncio, também afirma que as metas de descentralização e expansão dos atendimentos da DPE para outros locais, além da unidade do Canela, durante o Carnaval foram alcançadas com a Unidade Móvel de Atendimento. “As coordenações penal e não penal tiveram um trabalho muito eficaz no sentido de identificar as demandas que iam surgindo e ir adotando as providências junto com as demais áreas, enfim, os números realmente foram superados”, complementou ao avaliar como “positiva” a presença da Defensoria Pública no Carnaval deste ano.

Na área penal, a Defensoria baiana foi responsável por 82% da defesa nas audiências de custódia durante o período do Carnaval.