COMUNICAÇÃO
Carnaval 2017 – Ausência do Conselho Tutelar nos circuitos do Carnaval chama atenção da DPE/BA
Os defensores públicos constataram forte presença de crianças no Circuito da festa
Em seu segundo dia de Plantão do Carnaval 2017 a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA registrou a ausência de conselheiros tutelares nos circuitos do Carnaval. Os defensores públicos se dividiram em três equipes para dar conta não só do Circuito, como de pontos estratégicos na região ao redor da festa.
De acordo com a defensora pública Rosane Assunção, apesar da estrutura física disponível estar dentro do razoável, “os profissionais da SEMPS estão vendo uma quantidade absurda de crianças na rua, no circuito Barra/Ondina, mas sem ter condições de acolher”.
A coordenadora do Plantão Não Penal da DPE/BA, Mônica Aragão, falou que as informações recebidas pelas equipes de defensores públicos, na atividade itinerante, relacionadas à situação das unidades de acolhimento estão sendo diligenciadas, para que haja uma resolução satisfatória para todos os envolvidos, principalmente no que diz respeito à proteção das crianças.
Outra equipe de defensores públicos visitou alguns pontos estratégicos no Circuito Batatinha (Pelourinho). Os defensores públicos Marcus Vinicius Lopes Almeida e Antonio Rui Pinto da Silva destacaram a organização daquela região, bem como a ausência de ocorrências policiais de ontem, 23, para hoje, 24. No entanto, o descaso com crianças foi notado pelos defensores públicos que estiveram no local.
“Ainda há alguns problemas como crianças dormindo na rua, acompanhando os pais que estão trabalhando como ambulantes, na região da Carlos Gomes principalmente. É importante primeiro conscientizar os pais que essas crianças não podem ficar na rua correndo todo tipo de risco, e a coordenação fará o encaminhamento necessário”, explicou Marcus Vinícius.
O Plantão de Carnaval 2017 da Defensoria Pública permanece em atividade até as 15 horas da quarta-feira de cinzas.