COMUNICAÇÃO

Carnaval 2017 – Defensoria amplia serviços com Unidade Móvel nos circuitos do Carnaval

25/02/2017 15:37 | Por

O primeiro dia foi em Ondina. Amanhã irá para o Centro Histórico e nos próximos dias para Itapuã e Cajazeiras

Ao completar 10 anos de atuação no Carnaval em regime de Plantão, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA decidiu ampliar o esquema plantonista. Além dos postos fixos e das equipes itinerantes, as pessoas que estão nos circuitos do Carnaval podem contar com o apoio dos defensores públicos e servidores através da Unidade Móvel de Atendimento. Lançada no final do ano passado, o caminhão equipado com três gabinetes – um para pessoas com dificuldade de locomoção, inaugurou neste sábado a sua participação neste período de folia, quando Salvador recebe milhões de turistas que se somam à população que curte a festa.

A atuação através da Unidade Móvel de Atendimento foi viabilizada a partir do diálogo com a Prefeitura de Salvador, em reunião da Defensoria Pública com o vice-prefeito Bruno Reis. Amanhã, domingo, o caminhão da Defensoria estará na Praça da Sé. Na segunda-feira, em Itapuã, e na terça-feira, em Cajazeiras, dois bairros onde o Município organizou Carnaval.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, a Unidade Móvel de Atendimento é mais um serviço oferecido pela Defensoria de forma descentralizada, para chegar mais próximo do cidadão folião e dos cidadãos que estão na cidade. “Deu visibilidade à instituição. Estou muito feliz de ter conseguido sensibilizar os colegas e os servidores da importância de utilizarmos a unidade móvel durante o Carnaval”, comemorou.

O aumento da visibilidade da instituição a partir da Unidade Móvel de Atendimento nos circuitos do Carnaval também foi percebido pela defensora pública Eva Rodrigues, subcoordenadora de Direitos Humanos e que está coordenando a atuação nesta Unidade que ficou hoje na Avenida Adhemar de Barros, próximo ao monumento das Gordinhas. “A avaliação é a melhor possível. Ficamos em um local com grande concentração de ambulantes e ainda com blocos infantis, onde distribuímos flyers, ventarolas, fitas de identificação para crianças e cartazes, informando sobre o Plantão da Defensoria”, explicou Eva Rodrigues, assegurando que a Unidade Móvel de Atendimento no Carnaval é instrumento de grande visibilidade e que pode potencializar os serviços da Defensoria Pública.

Em meio ao trabalho informativo sobre a atuação da Defensoria Pública em seu Plantão de Carnaval os defensores públicos prestaram orientação jurídica em dois casos que nada tem a ver com a folia: uma ação de despejo e outra de investigação de paternidade. “Demos todas as orientações que necessitavam para agirem após o Carnaval. Ter essa busca em plena folia mostra que a visibilidade almejada está sendo alcançada”, avaliou Eva Rodrigues.