COMUNICAÇÃO

CARNAVAL 2017 – Plantão da Defensoria alcança cerca de 7 mil pessoas em cinco dias

28/02/2017 15:03 | Por

O aumento da violência doméstica mais uma vez foi apontado durante a reunião de avaliação do Carnaval

Da quinta-feira à tarde quando iniciou o Plantão do Carnaval, até a segunda-feira à noite, a Defensoria Pública do Estrado da Bahia já tinha alcançado 6.770 mil pessoas nos circuitos da folia em Salvador, através da itinerância na área não penal feita por defensores públicos. Nos postos fixos foram adotadas 58 medidas. Na área penal, entre flagrantes e itinerâncias foram atendidas 334 pessoas. A DPE/BA foi a responsável por 83% dos casos. Os números foram apresentados pela defensora pública Mônica de Paula Aragão, uma das coordenadoras da área não penal no Plantão do Carnaval na última reunião de avaliação do Carnaval, que acontece diariamente no Comando da Polícia Militar com a participação de todas as instituições e órgãos que oferecem algum serviço neste período de folia

Durante a apresentação do balanço da Defensoria Pública Mônica Aragão apontou que os casos de violência doméstica também dentro dos circuitos começaram a aparecer. Na primeira reunião de avaliação o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, solicitou um olhar diferenciado dos delegados para evitar a subnotificação, uma vez que muitos casos de violência doméstica estavam acontecendo dentro do Carnaval. Em relação aos flagrantes registrados desde a quinta-feira, a violência doméstica representou 19,8%, comparado a 11% de 2016.

O trabalho da Defensoria em seu Plantão do Carnaval 2017 foi elogiado pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa: “A Defensoria tem um papel fundamental na observância dos direitos e garantias do cidadão, independente de ser folião ou não, que merece todo o respeito por parte das instituições públicas. Vocês atuam de forma muito objetiva, muito precisa, para garantir o acesso de todos os foliões, principalmente os mais vulneráveis, crianças e adolescentes, àquilo que o Estado e o Município devem fazer. Parabéns ao trabalho da Defensoria, que a cada ano vem aumentando sua participação, seu nível de profissionalismo. Parabéns a Dr. Clériston e toda a equipe do Carnaval 2017”.

A última reunião de balanço também teve a participação do defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão; além de gestores e representantes de outros órgãos estaduais e municipais.