COMUNICAÇÃO

Carnaval 2017 – Plantão Integrado verifica funcionamento da Rede de Proteção à Criança e Adolescente

27/02/2017 15:16 | Por
Centros de Convivência foram visitados durante atividade itinerante

Verificar o funcionamento da rede de proteção e dos fluxos para atendimento da criança e do adolescente, bem como estreitar os laços interinstitucionais e fortalecer cada um dos parceiros. Foram com esses objetivos que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, o Observatório de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA e a Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos realizaram atividades itinerantes neste domingo, 26.

Foram visitados os Centros de Convivência Teixeira de Freitas, em Nazaré, que tem 37 crianças, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Calabar, com 56 crianças. Além da Delegacia do Adolescente Infrator – DAI e a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente – DERCA, onde foi constatada a atuação das entidades parceiras.

De acordo com a subcoordenadora da Especializada de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Carmen Novaes, a DAI está com a demanda reduzida de adolescentes apreendidos em relação aos anos anteriores. Embora, de acordo com a defensora pública, as instalações de contenção se encontrem em situação insalubre e mesmo após a Defensoria ter pedido a interdição, o local ainda continua em funcionamento.

A subcoordenadora ainda acrescentou que o Plantão Integrado do Comitê Local de Proteção a Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos que está funcionando na sede do Procon, na Rua Carlos Gomes, das 12h às 0h, tem recebido visita de todos os parceiros e continua sua itinerância até o final da folia.