COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2019 – Atuação da Defensoria desde o início do Plantão é abordada durante reunião de avaliação
Nos quatro primeiros dias do Plantão, foram registradas 4.641 pessoas alcançadas nas áreas penal e não penal
O quinto dia do Plantão do Carnaval 2019 da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA começou com a participação da Instituição em mais uma reunião de avaliação diária da Operação Carnaval 2019, promovida pela Secretaria da Segurança Pública – SSP – e que apresenta dados de produtividade e os principais registros de ocorrências dos órgãos de segurança, saúde e de defesa dos direitos dos cidadãos.
No acumulado dos quatro primeiros dias do Plantão, que começou na quinta-feira, 28 de fevereiro, a Defensoria alcançou um público de 4.641 pessoas nas áreas penal e não penal. Só no domingo, considerado o dia mais intenso da folia, foram alcançadas 2.035 pessoas.
“Nas audiências de custódia, por exemplo, já alcançamos 60% das defesas realizadas e as principais incidências estão relacionadas, em ordem, a tráfico de drogas, roubo, furto e violência doméstica. Já na saúde, só tivemos um caso de obrigação de fazer, enquanto que, no ano passado, já tínhamos registrado 10 casos neste mesmo período. A diminuição destes atendimentos demonstra o bom funcionamento das unidades de saúde e isso também foi constatado nas itinerâncias que fizemos em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs”, comparou a defensora pública e relatora não penal do Plantão do Carnaval 2019 da DPE/BA, Cristina Ulm.
Ainda durante a apresentação, a defensora falou sobre a importância desta reunião para alinhar e compartilhar as ações que estão sendo desenvolvidas durante todos os dias da folia. “Este espaço, da reunião de avaliação, é importante para trazermos dados sobre a nossa atuação no Carnaval. É uma engrenagem que todos nós trabalhamos em conjunto para que tudo dê certo e continuemos tendo um carnaval de paz”, acrescentou a relatora.