COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2019 – Defensoria participa do lançamento da campanha da Câmara Municipal em defesa da criança no Carnaval
A campanha “Não tire a cor do Carnaval de uma criança” é promovida pela Comissão Provisória e Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara.
Como um dos propósitos da Defensoria Pública do Estado da Bahia é a proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes também no Carnaval de Salvador, coordenadores do Plantão do Carnaval da instituição participaram do lançamento da campanha de conscientização “Não tire a cor do Carnaval de uma criança”, promovida pela Comissão Provisória e Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador.
O lançamento aconteceu no início da tarde deste domingo, 3, no camarote da Câmara Municipal, localizado no Campo Grande. Segundo o presidente do colegiado, vereador Marcos Mendes (PSOL), o objetivo da campanha é fiscalizar e denunciar casos envolvendo trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A base da campanha “Não tire a cor do Carnaval de uma criança” será o Camarote da Câmara, que funcionará de domingo a terça-feira de Carnaval no Campo Grande.
A campanha foi lançada pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior (SD) e membros da comissão. Presente ao lançamento, a coordenadora do Plantão da Infância da Defensoria Pública neste Carnaval, Gisele Aguiar, ressaltou a parceria desenvolvida durante todo o ano com a Comissão Provisória e Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal em relação ao enfrentamento da exploração sexual e do trabalho infantil e a relevância da campanha: “O lançamento desta campanha no carnaval é importante porque é no Carnaval que se intensificam todos esses problemas. E quando a rede de infância se junta nesta festa para combater esses problemas, unindo forças, fica muito mais fácil fazer a vigilância e efetivar os direitos.”
A campanha também foi elogiada pela ouvidora-geral da Defensoria, Vilma Reis. “Nós estamos na maior festa do planeta e estamos falando de cidadania e direitos humanos de crianças e adolescentes numa cidade em que tanto se precisa se falar disso. Nessa cidade falta creche, falta investimento na educação infantil. É nessa cidade que as mães enfrentam fila grande ao longo do ano para garantir os direitos para os seus filhos. Então, nesse momento em que nós estamos celebrando a festa que tem grande impacto local, nacional e internacional, é muito importante falarmos de direitos e afirmar a importância das políticas públicas na vida das mães, as mulheres que cuidam das crianças e dos adolescentes, sendo este um compromisso da sociedade e dos poderes constituídos”, destacou.
Vilma Reis ressaltou a força da campanha e afirmou o apoio da Defensoria à comissão temática da Câmara Municipal para que inspire a criação do orçamento criança no Município de Salvador.
Também estiveram presentes ao lançamento da campanha “Não tire a cor do Carnaval de uma criança” o defensor público Pedro Paulo Casali Bahia e a defensora pública Soraia Ramos Lima, coordenador de Direitos Humanos e Itinerância e relatora pela no plantão da Defensoria, respectivamente. A defensora pública Fabíola Pacheco, que coordena o plantão penal da DPE também participou do evento.
As pessoas que necessitem do apoio da Defensoria Pública para urgências e emergências neste Carnaval, inclusive na área da Infância e Juventude, podem ir na sede do Plantão, na rua Pedro Lessa, 123, Canela. Informações pelos telefones 3116-0511 ou 99913-9198. É a Defensoria trabalhando na folia para garantir seus direitos.