COMUNICAÇÃO
CARNAVAL 2019 – Defensoria prossegue em visitas externas para averiguar condições dos grupos vulneráveis
Unidade dos catadores de materiais recicláveis, Pronto Atendimento Psiquiátrico e Unidade de Acolhimento Institucional foram algumas das visitas realizadas nesta tarde
A segunda-feira de carnaval foi agitada e de muito trabalho itinerante por parte da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Entre as visitas externas realizadas hoje, 04, estão as de averiguação da situação dos catadores de materiais recicláveis na unidade da Ladeira da Montanha, do Pronto Atendimento Psiquiátrico na Avenida Centenário e da Unidade de Acolhimento Institucional, em Amaralina.
Na unidade da Ladeira da Montanha, os catadores de materiais recicláveis alegaram a falta de uma quantidade suficiente de água para eles, assim como a falta de kits básicos, como botas e luvas. Já no Pronto Atendimento Psiquiátrico, na Avenida Centenário, que funciona 24h, foram identificadas pessoas que precisam de regulação – que estão ocupando os sete leitos do local. Por fim, na Unidade de Acolhimento, apesar de não ter crianças provenientes do Circuito do Carnaval – filhos de catadores de latinhas, por exemplo -, estão algumas famílias que trabalham no circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina.
A defensora pública Xênia Araújo, que esteve nas três visitas, comentou que a importância destas vistorias externas se dá pelo fato da Defensoria ser a voz dos que mais precisam, que não tem acesso à melhor estrutura. “O apoio da Defensoria é essencial para, em cada carnaval, melhorar as condições destas pessoas”, finalizou Xênia Araújo. A defensora pública Danielle Fonseca também participou destas itinerâncias.